terça-feira, 30 de maio de 2017

ANATOMIA HUMANA UMA RARIDADE DESCONHECIDA POR MUITOS: OSSOS

Neste Documentário do Canal National Geographic, exploramos a ciência dos ossos examinando dois seres humanos diferentes que possuem doenças genéticas raras: Um menino de 9 anos que sofre de Osteogênese Imperfeita ou doença dos "ossos de vidro", onde qualquer movimento pode fazer com que ele frature qualquer osso do seu corpo. E uma mulher que possui Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) desde os 16 anos que foi quando a doença se manisfestou pela primeira vez, doença rara caracterizada pela ossificação de músculos e tendões e que faz com que o corpo do paciente forme progressivamente um segundo esqueleto.

APLICAÇÃO DIDÁTICA

Um tema muito interessante para trabalhar com educandos de Ensino Médio, pois é algo curioso no formato de documentário, isso desperta interesse no aluno. Trabalhar o sistema esquelético e algumas doenças como as expostas no vídeo é mostrar algo novo e dinâmico para ser discutido em sala de aula.




Disponível em: <https://youtu.be/CLI5BY7pYJs> Acesso em: 30 Mai. 2017.

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Nathália_Helena_Rogoski_Iank
    Ótima escolha do tema e aplicação didática,pois muitas das vezes no ensino médio estuda-se os ossos mas as doenças ficam esquecidas,ainda mais as doenças raras.O vídeo proposto é grande mas os alunos de ensino médio ja possuem maturidade para compreender o assunto, e dessa forma o professor pode explorar o vídeo como forma de trabalho aprofundando ainda mais o tema.
    Eu por exemplo conheço um menino que possui Osteogênese imperfeita e com este documentário pude conhecer melhor a doença.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado, Nathália! Tanto doenças mais comuns como doenças raras são importantes para serem trabalhadas em sala, elas ajudam muito na fixação do conteúdo e auxiliam na aprendizagem. Também é válido quando se conhece alguém com alguma condição, como você mencionou. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir