terça-feira, 20 de junho de 2017

SEM DOR, SEM GANHO

De acordo com Luciene de Paula, fisioterapeuta e educadora física, as dores musculares são ocasionadas por microlesões que os músculos sofrem por conta de um estimulo. Pessoas que voltam a praticar atividades físicas (saindo de um estilo de vida sedentária) ou para aquelas que praticam e o “personal” da academia eleva o nível do treino, é comum apresentarem dores musculares, que geralmente começam a aparecer entre 24 e 48 horas depois da atividade.
Ao começar a praticar musculação, devemos esclarecer ao professor quais os objetivos que queremos atingir (seja perca de peso, definição muscular, hipertrofia e etc.), pois é ele quem vai montar o treino adequado para o tipo e condição física de cada pessoa, para não gerar qualquer lesão ou fratura grave.

COMO OCORREM ESSAS MICROLESÕES?
Os exercícios físicos provocam lesões nas fibras musculares e é o próprio organismo que se encarrega de recompor esses tecidos musculares danificados. O “principio da adaptação” acontece em três fases, entre as 24 e 48 horas pós exercício.
1 - Fase de destruição: quando acontece a ruptura dos tecidos, formando o hematoma entre elas e a reação anti-inflamatória, o estimulo acaba ultrapassando a capacidade do músculo. Devido à intensidade recebida pelo músculo, é comum sentir uma dor tardia.
2 - Fase de reparo: ocorre a absorção das partículas necrosadas na fase anterior e a reconstrução das fibras musculares. A dor tardia ainda está presente nessa fase.
3 - Fase de remodelação ou super-compensação: ocorre o amadurecimento das fibras, fortalecimento e adaptação, estando prontas para realizar novamente a atividade física.

O músculo acaba “aumentando de tamanho”, pois as microlesões ocasionadas pela atividade física fazem com que ele cicatrize e repare o dano causado, provocando o crescimento muscular.
Devemos sempre estar atentos às dores musculares, “dar o tempo necessário” para a recuperação do músculo e maneirar na quantidade de aulas e treinos, pois o excesso pode causar lesões graves. Além disso, o alongamento antes e depois da atividade física é importantíssimo, pois ajuda a prevenir estas lesões.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse material pode ser utilizado em aulas sobre músculos, mostrando a importância da orientação e acompanhamento do profissional de educação física nas atividades físicas e o alongamento pré e pós exercícios.

Disponível em <http://meiofundocross.blogspot.com.br/2012/03/micro-lesoes.html>. Acesso em: 15 junho. 2017.

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Tiago_calixto

    Excelente material, é sempre bom alertar os alunos sobre o desenvolvimento muscular que elas provavelmente terão durante a fase de crescimento delas, e caso elas tenham intenção de ter um desenvolvimento muscular maior poderiam estar procurando uma acadêmia para auxiliar neste desenvolvimento, e a pratica de qualquer exercício sempre deve estar acompanha de um profissional para que ela não sofra lesões logo no inicio da pratica das atividades.

    ResponderExcluir
  2. Ressaltar a importância do profissional de Educação Física para quem deseja desempenhar atividades físicas é uma ótima maneira de ajudar a evitar lesões em futuros alunos. Obrigada pela sua contribuição ao material!

    ResponderExcluir