quinta-feira, 1 de junho de 2017

ENTENDA MAIS SOBRE A ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, LESÕES, DOENÇAS E TRATAMENTOS

 A articulação do quadril, ou coxofemoral é formada por acetábulo e pela cabeça do fêmur, os movimentos são feitos pois essas mesmas estruturas são cobertas por uma cartilagem lembrando que essa articulação faz o movimento de abdução, adução, rotação interna, flexão, extensão e circundação.
 Essa articulação pode adquirir algumas doenças que podem gerar algumas lesões na cartilagem articular do quadril e aos poucos ir comprometendo os movimentos, dessa maneira a pessoa vai apresentando dor e diminui a capacidade de realizar os movimentos básicos para a realização das tarefas do dia a dia. Essas doenças podem ser: artrose, artrite, osteonecrose, entre outras.
 Para o tratamento dessas lesões pode ser utilizado alguns recursos como a fisioterapia caso seja um dano reversível, pois quando ocorre um problema irreversível é preciso fazer uma artroplastia, é feita uma cirurgia do quadril que troca a cabeça femoral por uma prótese, essa prótese consiste em uma haste metálica e uma cabeça protética, esse tratamento ajuda a diminuir a dor e re-estabelece os movimentos do quadril.

 Depois de realizada a cirurgia, deve se procurar um fisioterapeuta para que o mesmo acompanhe o paciente na recuperação gradativa dos movimentos, estabelecendo a quantia e a intensidade dos exercícios utilizados para a reabilitação, esses exercícios podem ser um fortalecimento, hidroterapia, exercícios ativos, sempre dependendo do nível de recuperação do paciente.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse material seria trabalhado como complemento da aula de articulação, com a finalidade de reconhecer melhor a articulação de quadril, assim podendo conhecer a articulação em si e seus movimentos, ligamentos, e estruturas, além de conhecer alguns tipos de doenças e lesões que afetam essa articulação.

Disponível em: < https://youtu.be/RGICxRWek0Q> Acesso em: 31 Mai. 2017.
NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário