quinta-feira, 1 de junho de 2017

POR QUE É TÃO COMUM TORCER O PÉ?

Por que é tão comum torcer o pé? Quando torcemos o pé, estamos geralmente se referindo ao tornozelo. Mas não temos ideia da quantidade de ligamentos e tendões que temos nessa região e que podem sofrer lesões por movimentações bruscas ou impactos.


Todo esse conjunto de tendões e ligamentos permite que  possamos realizar diversos tipos de movimentos, a articulação tíbio-tarsiana é responsável por realizar os movimentos de flexão e extensão.


A articulação subtalar é responsável pelos movimentos de inversão e eversão.



E as articulações transversais do tarso são responsáveis pelos movimentos de adução e abdução.

Com uma quantidade tão grande de movimentos, não é difícil lesionar um desses ligamentos com algum movimento, geralmente as lesões do tornozelo estão associadas a atividades esportivas como futebol, saltos, corridas ou caminhadas, descida de escadas, e é fácil reconhecer os locais da lesão pela dor que gera por fazer o movimento e geralmente pelo inchaço que irá surgir próximo ao ligamento lesionado. Lesões no tornozelo portanto são comuns e podem ser tratadas com repouso, gelo, anti-inflamatórios e em casos mais graves com o isolamento da região por gesso ou tala. Este vídeo mostra a lesão mais comum que ocorre quando torcemos nosso pé.



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ek85yr3kTSs> Acesso em: 31 Mai. 2017.

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_MAYARA_APARECIDA_DO_NASCIMENTO
    Assunto muito bem tratado e super interessante, nos faz entender e refletir um pouco mais sobre o quão "perigoso" e problemático é o caso de termos uma torção. Muitas vezes não pensamos em tudo que poderá prejudicar se isso acontecer,podendo romper ligamentos e acabar tendo problemas como as dores e cirurgias que seremos submetidos por alguns longos tempos. Por mais difícil que seja devemos cuidar muito e evitar para que isso nao aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Mayara! Realmente o assunto é um ótimo tema para reflexão e pesquisa, ressaltando também a importância de tomar cuidado na prática de exercícios, já que uma recuperação é complicada nesses casos. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir