sábado, 1 de julho de 2017

O QUE É O ENTORSE DO TORNOZELO?

O entorse do tornozelo está entre uma das lesões mais comuns, principalmente entre atletas. Lesão ligamentar se refere à lesão dos ligamentos (que consistem em um tecido fibroso e muito resistente), servem para arranjar os ossos e estabilizar a articulação. Normalmente ocorre durante atividades como andar, correr ou saltar, representando até 25 % de todas as consultas em ortopedistas, segundo o site Dr. Marcelo Tostes: "ocorrendo uma lesão por dia para cada 10.000 pessoas, isto é, 18.000 entorses por dia ou 750 entorses por hora no Brasil".
Forçar o tornozelo para dentro,  ultrapassando o limite de resistência dos ligamentos, resulta em problemas. Cerca de 90% das lesões ocorrem desta maneira, pela aplicação de força além da capacidade do ligamento.

A lesão que mais aparece é a ruptura parcial ou total dos ligamentos e da cápsula articular lateral do tornozelo, o chamado "complexo ligamentar lateral".
A estrutura mais frágil e mais freqüentemente lesada é o ligamento talofibular anterior (LTFA).

A animação nos dá uma noção de como a torção acontece:


Aplicação didática: 
O material servirá de apoio em aulas sobre articulações, e por ser um tipo de lesão bem comum será fácil para o professor explicar os danos causados por esse tipo de lesão enriquecendo sua aula com o material.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_u5w856Yjvg> Acesso em: 26 Jun. 2017.
Disponível em: <https://www.drmarcelotostes.com/entorse-tornozelo> Acesso em: 26 Jun. 2017.

MÚSCULOS DA LÍNGUA

A língua é um órgão muscular que forma uma grande parte do assoalho da cavidade oral, ela é dividida por um septo mediano de tecido conjuntivo, de tal maneira que vai dividir os músculos da língua em pares, a língua possui músculos extrínsecos que são aqueles que fixam a língua em estruturas vizinhas, a língua possui  5 pares de músculos extrínsecos , o primeiro é o músculo geniogloso, o músculo que vem a baixo do genioglosoé o músculo genioíde, tendo também o músculo hioglosso, outro músculo extrínseco é o estiloglosso e por fim o palatoglosso.
Outros músculos da língua são os intrínsecos que vão ter como característica origem da substância da língua e a inserção nela mesma , eles são divididos em quatro músculos, sendo eles, os músculos longitudinais superiores, músculos longitudinais inferiores , músculo transverso da língua, e o músculo vertical da língua. Esses músculos tem como função alterar a forma da língua e garantir movimentos de precisão necessários para a fala ingestão de alimentos e a deglutição.

Aplicação didática:
O conteúdo pode ser utilizado em aulas de anatomia, passando os músculos da língua que muitos nem fazem ideia que existem, porém que são de extrema importância para nosso corpo.


VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO É O FUNCIONAMENTO DOS MÚSCULOS?


  No nosso corpo podemos encontrar cerca de 600 músculos, eles são órgãos responsáveis por diversas funções no nosso organismo, vão além do conceito que lhes é dado nas academias. São capazes de contrair-se através de um certo estimulo nervoso, abrangem as funções de movimento, manutenção da temperatura, revestir o esqueleto nos dando forma, entre outros...
    O tecido muscular é formado por células, as chamadas fibras musculares, que tem a forma de um cilindro e são dispostas paralelamente e revestidas por algumas membranas. Existem três variedades de tecido muscular, sendo eles o estriado esquelético, que possui contração voluntaria e é encontrado ligado ao esqueleto, geralmente. O estriado cardíaco é o musculo do coração e possui contração involuntária e por fim temos o musculo liso, encontrado nas paredes das vísceras ocas, de contração involuntária. 

 APLICAÇÃO DIDÁTICA:  Através do documentário abaixo, os músculos podem ser explicados em sala de aula assim como o seu funcionamento. O mesmo mostra duas pessoas com doenças raras, e através da ajuda da tecnologia podemos descobrir como os músculos funcionam e o que acontece quando algo não vai bem.