O entorse do tornozelo está entre uma das lesões mais comuns, principalmente entre atletas. Lesão ligamentar se refere à lesão dos ligamentos (que consistem em um tecido fibroso e muito resistente), servem para arranjar os ossos e estabilizar a articulação. Normalmente ocorre durante atividades como andar, correr ou saltar, representando até 25 % de todas as consultas em ortopedistas, segundo o site Dr. Marcelo Tostes: "ocorrendo uma lesão por dia para cada 10.000 pessoas, isto é, 18.000 entorses por dia ou 750 entorses por hora no Brasil".
Forçar o tornozelo para dentro, ultrapassando o limite de resistência dos ligamentos, resulta em problemas. Cerca de 90% das lesões ocorrem desta maneira, pela aplicação de força além da capacidade do ligamento.
A lesão que mais aparece é a ruptura parcial ou total dos ligamentos e da cápsula articular lateral do tornozelo, o chamado "complexo ligamentar lateral".
A estrutura mais frágil e mais freqüentemente lesada é o ligamento talofibular anterior (LTFA).
A animação nos dá uma noção de como a torção acontece:
Aplicação didática:
O material servirá de apoio em aulas sobre articulações, e por ser um tipo de lesão bem comum será fácil para o professor explicar os danos causados por esse tipo de lesão enriquecendo sua aula com o material.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_u5w856Yjvg> Acesso em: 26 Jun. 2017.
Disponível em: <https://www.drmarcelotostes.com/entorse-tornozelo> Acesso em: 26 Jun. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário