quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CONHECENDO O CORAÇÃO E SUAS DIFERENTES FACES

Primeiramente, vamos esclarecer que aquele formato “bonitinho” de coração que conhecemos e costumamos desenhar não é a real representação de um coração humano, este formato se assemelha ao de dois corações humanos unidos como um só.
























O coração humano tem quase o mesmo tamanho que um punho fechado, é um órgão oco e muscular, O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.

O CORAÇÃO POSSUI LIMITES:

Limites do Coração: A superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. A superfície inferior é a parte do coração que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e aborda direita. A borda direita está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; a borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice. Como limite superior encontra-se os grandes vasos do coração e posteriormente a traqueia, o esôfago e a artéria aorta descendente.
Sabendo disso, vamos explicar um pouco mais sobre o coração humano:

CONFIGURAÇÃO INTERNA:
O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os Átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os Ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração.


















ELE É COMPOSTO POR 3 FACES:
Face Anterior (Esternocostal) – Formada principalmente pelo ventrículo direito.
  • Face Diafragmática (Inferior) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma.
  • Face Pulmonar (Esquerda) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.
    O CORAÇÃO POSSUI UMA PAREDE CARDÍACA COMPOSTA POR 4 CAMADAS:
  • Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
  • Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
  • Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sanguíneos
  • Endocárdio: é a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este é um ótimo conteúdo para fazer uma aula de introdução ao sistema circulatório para graduandos na área das ciências biológicas, pode ser usado também em uma aula de educação física no ensino médio, para proporcionarmos uma aula diferente e sairmos do tradicionalismo do ensino mecanicista.

Segue abaixo os links para um estudo mais aprofundado:

2 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_TIAGO_CALIXTO, trabalho muito bem elaborado, sua aplicação em sala aula deve ser feita sim com alunos de várias faixas etárias, pois todos os alunos devem ter o conhecimento no minimo básico do nosso sistema cardiovascular, as partes dos coração e suas principais veias e suas principais artérias.

    ResponderExcluir