sábado, 21 de outubro de 2017

GASTROCNÊMIO E SISTEMA CIRCULATÓRIO: NOSSO “SEGUNDO CORAÇÃO” OU “CORAÇÃO PERIFÉRICO”

Você sabe como o sangue retorna dos membros inferiores para o resto do corpo? 
A maioria das pessoas acha que isso ocorre por conta dos batimentos do coração, porém poucos sabem que nosso gastrocnêmio e sóleo ou popularmente chamado de “panturrilha” ou “batata da perna” é o principal responsável por essa função por isso recebe o apelido de “segundo coração”.

 Ele auxilia no retorno do sangue venoso em direção do coração, ou seja, desempenha a função de uma bomba muscular do retorno venoso.

COMO OCORRE???

 A musculatura da panturrilha comprime a parede das veias, dessa maneira o sangue é deslocado e retorna para os membros superiores.

 Para que o sangue não retorne, dentro das veias existem válvulas venosas que servem como portas e indicam o sentido do sangue para cima.


 No sistema venoso o sangue assume duas posições: das veias superficiais para as mais profundas e de baixo para cima, ou seja, do pé até a cabeça.

Não podemos esquecer que a relação de músculos e veias são muito próximas, sempre que fortalecemos nossos músculos melhoramos nossa circulação sanguínea.
  

APLICAÇÃO DIDÁTICA
Um assunto que pode ser dado como introdução ou conclusão do conteúdo do sistema circulatório, serve para ser mostrado que nosso gastrocnêmio e nosso sóleo não são responsáveis apenas pela sustentação e equilíbrio de nosso corpo, eles têm uma grande influência e responsabilidade no sistema circulatório.

  

REFERÊNCIAS


Disponível em :

3 comentários:

  1. Interessante postagem bem informativa.Devemos cuidar bem da nossa musculatura que tem papel importante no bom andamento da nossa saúde.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_GUSTAVO_SOUZA_DAL_COL

    Um assunto muito interessante e que poucas pessoas tem o conhecimento de tal importância do Gastrocnêmio. Após essa informação, certamente os alunos terão mais cuidado com a nossa musculatura, especialmente deste, que desenvolve um papel fundamental para a manutenção da nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir