sábado, 28 de outubro de 2017

SISTEMA LINFÁTICO

Composto por diversos órgãos sendo eles o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos), pelas tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenoides) e pelo timo (tecido conjuntivo reticular linfoide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático. Cada órgão tendo sua função dentro do nosso organismo.
 
O sistema linfático é uma rede complexa composta por órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos assim como nosso sistema circulatório que também possui vasos capilares, e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático conhecido como Linfa dos tecidos para sistema circulatório, simplificando composto por uma vasta rede de vasos semelhante ao sistema circulatório, que se distribuem por todo o nosso organismo, recolhendo o líquido chamado tissular que não retornou aos capilares sanguíneos.
 
FUNÇÕES
 
Suas principais funções estão atribuídas a remoções dos fluidos corporais que foram produzidos em excesso, absorção dos ácidos graxos e o transporte do próprio ácido graxo para os vasos sanguíneos, e também a produção de células imunes como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos, já os vasos linfáticos têm como sua principal função drenar o excesso de líquido que saiu dos vasos sanguíneos e banha as células de volta ao sangue, esse líquido chama-se linfa. A linfa é o produto do extravasamento do plasma sanguíneo para os outros tecidos.
 
O baço está localizado entre o fundo do estômago e o diafragma, possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. Uma das suas principais funções esta relacionada com a distribuição dos glóbulos vermelhos do sangue.
 
Linfonodos são pequenos equivalentes ao grão de feijão possui uma estrutura semelhante ao do baço, e também liberam linfócitos ao sangue. Os linfonodos tendem a se aglomerar em grupo principalmente na região das axilas, pescoço e virilha. Forma-se 4 tipos de células anticorpos do nosso organismo, que são:
Macrófagos, com capacidade de fagocitose, podem ingerir cerca de 100 bactérias; Linfócitos uma espécie de glóbulo branco do sangue, produzem anticorpos para defender nosso organismo; Células T em condições normais, a maioria dos linfócitos em circulação no corpo são células T. Sua função é a de reconhecer e destruir células anormais do corpo por exemplo, as células infectadas por vírus; Células B quando essas células entram em contato com uma proteína estranha, elas produzem anticorpos que ‘aderem’ à superfície da célula estranha e provocam sua destruição.
 
Tonsila palatina
 
Conhecidas também por amígdalas, as tonsilhas palatina, se encontram na parede lateral oral da faringe, e entre os arcos palatinos, produzem linfócitos. A remoção das tonsilhas podem ser ocasionadas por vários fatores entre eles: aumento de tamanho, apneia do sono, causando alterações no crescimento facial ou dentária, suspeita de tumor, entre outros motivos por quais podem variar de diversas maneiras.
 
Tonsila Faríngea
 
Localizado na parte posterior da faringe nasal, geralmente se hipertrofia se tornando uma massa chamada de adenoide. Fazem parte do sistema de defesa assim como as tonsilhas palatina, produzem anticorpos e ajudam na defesa do organismo.
 
Timo
 
Situa-se parcialmente no tórax e no pescoço, estendendo-se desde a quarta cartilagem costal até o bordo inferior da glândula tireóidea. Os dois lobos geralmente variam em tamanho e forma, o direito geralmente se sobrepõe ao esquerdo. Considerado um órgão linfático por ser composto por um grande número de linfócitos e por sua única função conhecida que é de produzir linfócitos.
 
 
Aplicação didática
 
A aplicação didática se daria por conta do conhecimento, do sistema linfático, e suas funções, principalmente por conta do reconhecimento de parte do nosso sistema de defesa sendo os órgãos responsáveis por produzirem as células de defesa do nosso organismo.
 
REFERÊNCIAS:

 
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Skco8PV_d9c>.
 
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4eekxipeXkc>.
 
Disponível em: < https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-linfatico/>.
 
Disponível em: < http://portalotorrino.com.br/cirurgias/cirurgia-amigdalas-e-adenoides/>.
 
Disponível em: < https://drauziovarella.com.br/crianca-2/adenoides-tonsilas-faringeas/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário