domingo, 19 de novembro de 2017

CONHECENDO AS CAUSAS E SINTOMAS NA GASTRITE

Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite são dor na boca do estômago, em forma de pontadas, sensação de bola na garganta e queimação, que surgem especialmente após comer.
Além disso, estes sintomas podem permanecer mesmo ao tomar antiácidos como Sonrisal ou Gaviscon, por exemplo, e, por isso, devem ser avaliados por um gastroenterologista. Segundo o site Tua Saude, os principais sintomas relacionados são:
  • Dor de estômago, em forma de pontada;
  • Sensação de enjôo ou de estômago muito cheio;
  • Região do estômago inchada e dolorida;
  • Demora na digestão e arrotos frequentes;
  • Dor de cabeça e mal-estar geral;
  • Perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.

Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir ao comer algo picante, gorduroso ou após consumir bebidas alcoólicas, enquanto que os sintomas da gastrite nervosa surgem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado. 
Como saber se é gastrite?
Apesar do diagnóstico da gastrite poder ser feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta, o médico gastroenterologista pode pedir um exame chamado endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago e se a bactéria H. Pylori está presente.
Apesar de 80% da população mundial ter esta bactéria presente no estômago, as pessoas que mais sofrem com gastrite também a tem e a sua eliminação ajuda no tratamento e alívio dos sintomas. 
Como tratar a gastrite?
Conforme dito também no site Tua Saúde, "O tratamento da gastrite pode ser feito com uma combinação de remédios para proteger o estômago, eliminar a bactéria e adequando a alimentação. O gastroenterologista poderá indicar a toma de antibióticos que eliminam a H. Pylori, durante 7 dias. 
Após esse período, se os sintomas ainda estiverem presentes, o médico poderá solicitar uma nova endoscopia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada.
No entanto, a alimentação é uma das partes mais importantes do tratamento para gastrite e deve ser orientada por um nutricionista. Deve-se evitar gorduras, frituras, alimentos ácidos e dar preferência aos alimentos moles e fáceis de serem digeridos como frutas cozidas, legumes bem cozidos ou amassados em forma de purê e carnes magras cozidas como peixe ou frango."



APLICAÇÃO DIDÁTICA:
 Com essas informações, o professor pode trabalhar com os alunos algumas questões importantes como comer na hora certa, mastigar bem os alimentos, fazer atividades físicas, evitar fritura, gordura e outros alimentos prejudiciais à saúde. Essa é apenas uma das doenças que podem ocorrer no sistema digestório, por isso a importância de serem estudadas em sala de aula, pois conhecendo os sintomas fica mais fácil preveni-las e se necessário buscar o tratamento correto. 

REFERÊNCIAS:

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=euwL0H4B4Es#action=share>. Acesso em 17 nov. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário