quinta-feira, 9 de novembro de 2017

VOCÊ SABE O QUE É O INFARTO DO MIOCÁRDIO?

Mais conhecido com ataque cardíaco ou do coração o infarto do miocárdio é uma das principais doenças a causar morte no mundo e acontece quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio - músculo cardíaco -  é bloqueado por tempo prolongado de modo que o mesmo se danifique e até morra. Isso porque uma das artérias que levam oxigênio ao coração, chamadas de artérias coronárias, são obstruídas por um coagulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura, a ateroma, existente na parede interna da artéria. Essa presença de placas ganha o nome de aterosclerose. Conforme essa placa cresce, leva a obstrução da coronária e pode apresentar alguns sintomas como dor no peito ao fazer esforço. O vaso se fecha devido a uma ruptura na parede da placa de gordura levando a formação do coagulo, obstruindo a artéria. Sabe se também que essa obstrução pode acontecer em placas de aterosclerose, não apresentando sintomas. Os espasmos da artéria também podem interromper o fluxo de sangue, como no caso do uso de drogas.  O vídeo a seguir fala um pouco mais sobre o coração e o infarto do miocárdio, como acontece, suas causas e o que fazer quando o mesmo acontece.


    APLICAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA: Como aplicação em sala de aula sugiro a apresentação do vídeo, acompanhado por uma breve introdução, em aulas de primeiros socorros, saúde e anatomia.



3 comentários:

  1. Tema muito importante a ser abordado, as artérias coronárias também são responsáveis por nutrir o coracão. A maioria da população acredita que este problema só acontece em pessoas sedentárias, obesas, velhas, etc.
    Mas na verdade não é bem assim, o infarto do miocárdio pode acontecer em jovens ou atletas, para evitar isto é muito importante que seja feita ao menos uma vez no ano uma avaliação médica especializada e repetida após alguma intercorrência médica.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_ISAC_VICTOR_LAURICHE
    O trabalho foi muito bem elaborado, abordou informações relevantes que podemos transmiti-las aos nossos alunos com muita facilidade e clareza. A partir de uma breve explicação os alunos já podem saber como agir em tal situação, podendo vim a salvar uma vida.

    ResponderExcluir