terça-feira, 21 de novembro de 2017

VOCÊ SABE O QUE É GASTRITE?

Para compreendermos melhor sobre o assunto precisamos começar falando um pouco sobre o estomago, afinal é nele onde a gastrite vai acontecer.  

O estomago faz parte do sistema digestório, é uma bolsa mais ou menos dilatada, situado na cavidade abdominal abaixo do diafragma. Todo o alimento ingerido vai para o estomago que tem como função digerir esses alimentos, através da produção do suco gástrico, um liquido digestivo de grande importância. As glândulas da mucosa do estomagam são as responsáveis por essa produção diária, que gira em torno de 2 litros. Revestindo o estomago, existe uma mucosa que o protege da ação desse ácido. A gastrite é a inflamação desta mucosa de revestimento que pode ser classificada de duas formas: Aguda e Crônica.
















A gastrite aguda é uma inflamação passageira porem a mesma pode evoluir a situação crônica quando não tratada.  Pode aparecer acompanhada de sangramentos pela boca ou pelo reto. Geralmente causada pelo uso de medicamentos como ácido acetilsalicílico, corticoides ou alguns anti-inflamatórios, estresse físico e psíquico, bebida alcoólica, ingestão acidental ou suicida de substâncias ácidas corrosivas.















Já na gastrite crônica, a causa principal tem como responsável a bactéria Helicobacter pylori que por viver em ambientes ácidos, pode destruir essa mucosa de revestimento. Quando essa mucosa é destruída uma diminuição das células que produzem enzimas e o ácido gástrico acontece, consequentemente os alimentos ingeridos tem a sua digestão dificultada. Alguns sintomas relacionados a gastrite são: queimação, perda do apetite, dor abdominal, náuseas, vômitos, sensação de saciedade, sangramento digestivo.  A deficiência na absorção de alguns elementos e de vitaminas também pode aparecer, resultando em fraqueza e diarreia. Quando diagnosticada, um tratamento se inicia com acompanhamento médico. No caso da gastrite crônica o médico atreves de uma endoscopia pode preceder o tratamento com antibióticos ou até mesmo tratar o local.  Para evitar a gastrite se  indica que sejam evitados o consumo de medicamentos nocivos a parede do estomago  como anti-inflamatórios e aspirinas. O consumo de sais de fruta e antiácidos que só servem para a indigestão também devem ser evitados.  Bebidas alcóolicas e tabagismo podem piorar a gastrite. Ah é importante também lembrar que não devemos nos auto medicar, e sim procurar um médico a qualquer sintoma apresentado.


APLICAÇÃO DIDATICA: Como aplicação didática sugiro que o tema seja abordado como uma informação complementar em uma aula ministrada sobre o sistema digestório, para alunos do ensino médio, abordando através de imagens como o estomago funciona e onde a gastrite costuma a aperecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário