domingo, 19 de novembro de 2017

PEDRAS NOS RINS: CAUSAS E SINTOMAS

Você com certeza conhece ou já ouviu falar em alguém com este problema, quando alguém reclamar de dores intensas e contínuas nas costas, você deve ficar atento, pois esta pessoa pode estar com pedras nos rins, também conhecido como cálculo renal.














O QUE É CÁLCULO RENAL?
cálculo renal, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário, essa formação endurecida pode surgir nos rins e atravancar outro ponto do canal urinário. Como o ureter, canal que transporta a urina até a bexiga, é muito estreito, a partícula acaba emperrada. Para expulsá-la, o organismo provoca contrações e surge a dor intensa.
COMO ELE É FORMADO?
Os rins funcionam como dois grande filtros do sangue. Além de água para formar a urina, eles retêm diversos elementos, como cálcio, ácido úrico e oxalato. Quando essas moléculas aparecem em grande quantidade e há pouco líquido para dissolvê-las, surgem cristais ou agregados que se avolumam e viram os cálculos. O tamanho deles varia, mas podem chegar a 2,5 centímetros.
As pedrinhas formadas pelo cálcio correspondem a cerca de 80% dos casos de cálculo renal. Isso acontece quando o intestino promove uma absorção exagerada do mineral, que não consegue ser excretado a contento a partir dos rins, aí se formam os cristais de cálcio.
SINTOMAS:
Cálculos localizados dentro do rim habitualmente não causam sintomas. Estes somente incomodarão quando se movimentarem para sair do rim e obstruírem o ureter (conduto que ecoa a urina do rim para a bexiga). Nesta situação pode se manifestar dor intensa e outros sintomas associados, como por exemplo:
  • Dor lombar variável e intensa, em cólica, que pode se irradiar para flanco, abdome inferior e região genital (até vulva ou testículo)
  • Náuseas e vômitos são comuns
  • Desejo aumentado de ir ao banheiro urinar mas não expelir muita urina
  • Desejo de evacuar mas sem eliminar nada – pouco comum
  • Ardência para urinar
  • Sangue na urina.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Este é um ótimo conteúdo para se trabalhar em uma aula de introdução sobre o sistema geniturinário masculino, pode ser utilizado como uma forma de deixar a aula um pouco mais “chamativa” , fazendo com que os alunos foquem a sua atenção no assunto, também pode ser usado para alertar os alunos sobre os prejuízos causados pelo cálculo renal.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/calculo-renal>.Acesso em: 16 nov. 2017.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/pedra-nos-rins/>. Acesso em: 16 nov. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário