Estalar os dedos é uma ação muito comum entre as pessoas. Mas você já se perguntou o que acontece quando estalamos os dedos? isso faz mal ?
O fluído sinovial é um líquido lubrificante encontrado entre as articulações, esse líquido tem um aspecto de clara de ovo. Quando se estica uma articulação são liberados gases que formam bolhas nesse líquido. Ao estalarmos os dedos essas bolhas são estouradas, por isso, o som de "crac". Pode-se perceber também que logo após estalar os dedos pela primeira vez, na segunda vez não se ouve o "crac", isso porque é necessário cerca de 20 minutos para que esse gás retorne ao fluído.
Um "pesquisador" chamado Donald Unger, estalou os dedos de apenas uma mão durante 60 anos. Ele queria saber se esse hábito ia causar algum dano a saúde de suas mãos. O resultado final foi de que não ocorreu nenhum dano á saúde. Mas, mesmo assim, também existem estudos que mostram que estalar os dedos podem não fazer bem a saúde. O ato de estalar os dedos excessivamente por muito tempo pode levar a inchaços nas mãos, diminuição de sua força, danos as articulações, a perda da flexibilidade dos dedos, pode engrossar as juntas e também aumentar o risco de artrite em pessoas pré-dispostas. Mas esses tipos de estudos estão muitos escassos e os resultados muito inconclusivos.
APLICAÇÃO DIDÁTICA
Esse texto pode ser aplicado em sala de aula quando se refere a ossos e também articulações. Ossos do membro superior (das mãos), e também sobre articulações pois o ato de estalar os dedos envolvem as articulações presentes entre cada osso do dedo. Já que estalar os dedos é uma coisa bem comum entre as pessoas, se essa ação for usada como exemplo durante a aula o aluno pode obter uma compreensão mais significativa sobre o assunto.
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2015/04/cientistas-mostram-em-video-o-que-acontece-quando-estalamos-os-dedos-4741465.html> Acesso em: 28 Mai. 2017.
Disponível em: <https://www.saudemelhor.com/estalar-dedos-faz-mal/> Acesso em: 28 Mai. 2017.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/estalar-os-dedos-faz-mal/> Acesso em: 28 Mai. 2017.
(1_EDFIS_LIC_NB_FRANCISCO_CANTERI_NETO)
ResponderExcluirExcelente matéria Camila.
Recentemente , um médico Dr. Szabo após ser "confrontado" por sua enfermeira, que tinha uma estranha mania de estalar os dedos ,ela afirmando que não causava danos no ato de estalar os dedos, Szabo foi a fundo nas pesquisas ,para provar a ela que o estalar seria prejudicial a saúde , mas o resultado que obteve foi um tanto quanto curioso.
Ele afirma que ao estalar as juntas , aumenta a amplitude de movimento em comparação a juntas não estaladas, ou seja em momento algum foi prejudicial a saude da paciente, diferente do que foi afirmado em 1990 que dizia que o ato deixava mais inchado e diminuía a força de preensão.
Pode ser lido mais a respeito diretamente na materia :
http://hypescience.com/estalar-os-dedos-faz-bem/
Att,Francisco
Muito bem colocado, Francisco! Essas dúvidas e divergências de opiniões são importantes para serem discutidas e trabalhadas, conforme a evolução das pesquisas fica cada dia mais fácil desvendar os mistérios do corpo humano. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirPara acessar o link, copie e cole no seu navegador: http://hypescience.com/estalar-os-dedos-faz-bem/
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_Daniel_Schluter
ResponderExcluirA articulação do polegar é classificada como diartrose sinovial selar, diferente dos demais dedos. Portanto o motivo dos estalos poderá ser o mesmo, mas a influencia a articulação pode se diferenciar.
Bem lembrado Daniel! Por isso é importante sempre buscar estar atualizado e ficar ligado nas pesquisas que vão surgindo. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_FELIPE_CESAR_RIBEIRO
ResponderExcluirExcelente postagem, pode abrir os olhos de varias pessoas que cometem esse mesmo erro várias vezes, não sabendo os efeitos que podem causar. Apenas o compreendimento do tema já ajudaria com que muitas pessoas entendessem e parassem com esse hábito.
Isso aí Felipe, como há muita divergência de opinião se o hábito realmente pode fazer algum mal ou não é sempre bom considerar todas as hipóteses e buscar sempre estar se aprofundando. O Blog Anatomia em Foco Agradece sua contribuição.
Excluir