terça-feira, 30 de maio de 2017

SERÍAMOS “PENTA” SEM RONALDO?

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Tendo em vista que estudantes de Educação Física são amantes do esporte, devemos usar fatos históricos para ajuda-los a aprender a Anatomia Humana.
No dia 12 de abril de 2000, defendendo a equipe italiana Internazionale (Inter de Milão), Ronaldo parte para cima da defesa do Lazio e enquanto realiza um de seus dribles típicos, seu tendão patelar se rompe.
O tendão patelar está localizado na articulação do joelho e liga o quadríceps anterior da coxa, passando pela patela até chegar a tíbia. Sua ruptura faz com que a patela seja puxada para o quadríceps, já que não está mais ligada a tíbia.
O tendão patelar de Ronaldo rompeu por completo. E então como ele conseguiu sagrar-se artilheiro e ajudar a seleção brasileira a chegar ao título da copa do mundo de futebol de 2002? Para sua recuperação, Ronaldo passou por um procedimento cirúrgico para enxerto de tendão, o tendão para ser enxertado pode ser retirado do interior da própria perna ou pode ser de um doador. Após o procedimento Ronaldo ainda passou 17 meses e 8 dias fazendo fisioterapia e exercícios que o ajudariam a fortalecer seu tendão.

Depois do longo período de recuperação Ronaldo ainda sendo considerado dúvida, foi convocado para o mundial de 2002 e marcou os dois gols na final contra a Alemanha, fazendo do Brasil, pentacampeão mundial de futebol. Ainda nesse ano foi transferido ao Real Madrid da Espanha e conquistou a bola de ouro pela FIFA, calando qualquer dúvida sobre sua recuperação.




4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Mari_Kermelin_Meira
    A postagem apresenta uma boa aplicação didática, com a ideia de trazer para a sala de aula fatos que muitos alunos presenciaram mais não souberam ao certo entender sobre o esporte, porem acredito que um reforço no conteúdo poderia ser dado com mais imagens explicando sobre a patela, a sua localização, para melhor fixação e compreensão dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, Mari! Para ajudar o seu colega nesse aperfeiçoamento, seria interessante comentar abaixo alguns links que contém o enriquecimento que você sugeriu. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Gustavo_Skiba_dos_Santos

    Depois de um problema no joelho realmente é quase que um fim de carreira, poucos conseguem ter um retorno tão bom como Ronaldo, realmente é incrível a dedicação do mesmo.
    Excelente conteúdo para ser comentado em sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Gustavo! Temas que vemos no dia a dia e que de certo modo se tornam populares por se tratarem de jogadores de futebol famosos sempre são uma boa escolha para serem trabalhadas em sala, principalmente por auxiliarem na fixação do conteúdo. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir