terça-feira, 30 de maio de 2017

O MENISCO E DENÍLSON: O DETALHE NA CARREIRA


Por treze anos considerado a venda mais cara do futebol brasileiro ao futebol europeu, Denílson de Oliveira Araújo, o ‘Denílson Show’, teve vários títulos em sua carreira, inclusive a conquista da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira.
O que poucos sabem sobre a época do mundial, é que o volante, que era sempre o décimo segundo jogador na lista de Luiz Felipe Scolari, jogou, contando somente a seus pais e seu médico, a competição toda com fortes dores no joelho direito.
Tratava-se de uma lesão de menisco (cartilagens de consistência semelhante à de uma borracha, presentes na articulação tíbio-femoral, entre os côndilos do fêmur e da tíbia) lateral no joelho direito, pouco tempo antes de ser convocado para disputar aquele que seria o penta da seleção.


Após levar uma entrada dura em uma partido do campeonato espanhol, e o excesso de exercícios, principalmente em treinos de chute podem ter contribuído para a lesão de Denílson, já que entre as causas desse problema é a combinação da sustentação do peso com rotação interna, ou externa, quando dobramos e estendemos a perna. O jogador sentia fortes dores e pequenos travamentos no local, além de dificuldade ao usar a perna em movimentos do esporte.


Após a disputa do Mundial, Denílson passou por uma artroscopia e se recuperou. Com outros problemas na região durante o restante da carreira, o volante, aos 33 anos, decidiu se aposentar .Apesar das dores, Denílson realizou um dos lances famosos do Mundial de 2002, a ‘fuga’ de adversários turcos, valido pela semifinal da segunda fase da competição.


Aplicação Didática
Pode-se trabalhar em momentos envolvendo tanto o conteúdo especifico de anatomia (conteúdo citando articulação tíbio-femoral) quanto ser citado como caso/exemplo ocorrido em determinação do esporte, que pode afetar atletas diferentemente de suas áreas desportivas.

Disponível em: <https://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/16/denilson-explica-como-enrolou-felipao-durante-a-copa-de-2002.htm> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://holmesplace.pt/pt/exercicios-para-lesoes-no-menisco-a1832.html> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://www.meujoelho.com.br/lesao-meniscal< Acesso em: 29 Mai. 2017.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_GUILHERME_HEMETÉRIO

    Excelente conteúdo abordando atletas de alto nível.
    https://www.youtube.com/watch?v=Icn3T_RmPn0
    Neste vídeo podemos observar o relato de Denílson e que mostra o sacrifício que os atletas de alto nível se submetem para a realização de seus objetos. Porém ao realizar atividades com alguma lesão já constatada com o uso de analgésicos pode ocasionar um agravamento da própria lesão ou sobrecarregar outras estruturas do corpo.
    Pode ser usado como exemplo em sala de aula para uma conscientização dos alunos sobre lesão e o tratamento ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Guilherme! As aulas de anatomia também são importantes para tratar questões que abordem prevenção e tratamento de lesões, ao mostrar depoimentos de atletas que passaram por tal situação os alunos são orientados a tomar mais cuidado na prática de exercícios. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
    2. Para acessar o vídeo, copie e cole no seu navegador: https://www.youtube.com/watch?v=Icn3T_RmPn0

      Excluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NB_Daniel_Schlüter
    A artroscopia é uma cirurgia de joelho feita por vídeo. Na qual é incerido o Artroscopio, que contém uma camera que mostra imagens internas da articulação do joelho, ele é incerido por mini-incisões de normalmente 5 mm cada, uma de em cada lateral do joelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Daniel! É importante esclarecer esses termos desconhecidos pela maioria das pessoas. O Blog Anatomia em Foco Agradece o envio de sua contribuição.

      Excluir
  4. 1_edfis_lic_nb_tiago_calixto

    Tenho um amigo meu que tem o mesmo problema do menisco, avisei sobre o risco que ele corre por não fazer um tratamento correto, tomando somente analgésicos e para dores localizadas sem o acompanhamento de um ortopedista.
    E só fazer uma correção no seu texto skiba o Denilson era atacante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal o seu comentário, Tiago! Por isso é importante ter conhecimento sobre esses temas, lesões graves podem se tornar um problema imenso quando não são tratadas corretamente, e é muito comum ver o uso exacerbado de analgésicos (principalmente por atletas), o que pode representar um grande risco. A correção "futebolística" também é muito bem-vinda. O Blog Anatomia agradece sua contribuição.

      Excluir