terça-feira, 30 de maio de 2017

PRINCIPAIS LESÕES DO JOELHO

O joelho é uma importante articulação do corpo, formado pelas estruturas: fêmur, tíbia e a patela que estão ligados por meio de meniscos, tendões na parte muscular das coxas, panturrilhas e ligamentos.
Pela sua alta vulnerabilidade diferentes ocasiões no nosso cotidiano podem levar ao aparecimento de patologias no joelho, sendo o alto rendimento no meio esportivo o principal fator de sobrecarga no joelho, fazendo com que haja o aparecimento de lesões no mesmo.
As principais patologias causadas no joelho:

– Ligamento Cruzado Anterior
O LCA conecta a tíbia ao fêmur, e têm como função proteger o joelho nos movimentos de rotação e translação, como os movimentos para mudar de direção. Quando se rompe o LCA, o indivíduo passa a sentir muita dificuldade para realizar atividades que envolvam a rotação do joelho.

– Ligamento Cruzado Posterior
O LCP tem como função estabilizar a articulação, evitando que a tíbia se desloque para trás em relação ao fêmur, além de prevenir a rotação externa da tíbia. O rompimento do LCP não é tão comum quando o do LCA, e lesões levam à instabilidade do joelho e fortes dores.

– Condromalácia patelar          
Conhecida no vocabulário popular por joelho de corredor, a condromalácia patelar aparece em decorrência de um “amolecimento” da cartilagem. Um dos fatores comuns é por sobrecarga. Dentre os sintomas estão: inchaço por baixo do edema do joelho; dor constante no meio do joelho; dor durante uma corrida, ao descer ou subir escadas e ao ficar muito tempo sentado.

– Tendinite patelar
Afeta o tendão patelar e está ligada a excessivas atividades no esporte que envolve saltos e desacelerações bruscas, como futebol e atletismo, por exemplo. É uma das doenças do joelho mais comuns que afetam os atletas.

– Lesões de menisco
O menisco é uma estrutura localizada entre o fêmur e a tíbia. Eles são responsáveis pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e os casos mais comuns de lesão são causados pelos movimentos de giro e torção.

– Cisto de Baker
É caracterizado pelo aumento na produção de líquido sinovial, que levará a formação do cisto de Baker. Os principais sintomas são dor e rigidez no joelho e inchaço na região anterior (às vezes, estendendo-se para a perna). O aumento de líquido provoca uma saliência, causando sensação de desconforto atrás do joelho.

APLICAÇÃO DIDÁTICA

Pode ser trabalhado em sala no que diz respeito às estruturas que compõem a articulação do joelho, explicando a importância dessa estrutura para o nosso corpo e os cuidados que devem ser tomados nas práticas que exigem uma complexidade de movimentação do joelho.


Disponível em: <http://fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/lesoes-joelho/ > Acesso em: 28 Mai. 2017.

4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Eliabe_Mildenberg: a articulação do joelho é uma das mais importantes existentes no nosso corpo, e caso ocorra uma lesão na mesma, a recuperação é mais demorada dependendo da intensidade da lesão, é muito importante que se aprenda sobre essa importante articulação.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Rafael_Mazepa: Quando se trata de articulação sempre lembramos do joelho, por ser uma das que mais se articula no nosso corpo, se tornando uma das principais e mais importantes. Através desse material podemos ter uma melhor compreensão sobre os ligamentos existentes, as lesões que podem ocasionar alertando quais cuidados devemos ter. Dentro da sala é um assunto que atrai muita atenção principalmente que temos vários exemplos de atletas que tiveram suas carreiras comprometidas por lesões no joelho, ótimo tema escolhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Rafael! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir