sexta-feira, 23 de junho de 2017

MÚSCULOS E A ARTE DE DANÇAR

O ato de dançar vai além do ritmo e coordenação,pois a dança trabalha também a musculatura corporal.  Como exemplo podemos analisar a dança do Ventre, que por sua vez trabalha a flexibilidade da coluna lombar e a resistência da musculatura abdominal. Os movimentos da dança do ventre trabalham os músculos e articulações suavemente.

 Outro exemplo de dança que trabalha os músculos é o Sapateado que com seus giros e saltos trabalha a musculatura inferior e superior. O vídeo a seguir ilustra como funciona na prática a relação da dança do ventre e dos músculos: (1min22seg./3min30seg.)


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Em uma aula de dança com o ensino médio podemos mostrar aos alunos que a musculatura é muito utilizada ,isso faz com que o interesse dos alunos pela aula aumente,pois na idade de 15/17 anos é a fase com que os alunos se preocupam com músculos. Se a aula fosse para crianças mais novas poderíamos por meio de aula teórica  passar o vídeo,pois é curto e de boa compreensão, dessa forma também explicar os benefícios que a dança tráz aos músculos.

Disponivel em:<https://www.youtube.com/watch?v=4y_T1QBfKb8&feature=youtu.be>.Acesso em 23 de jun. de 2017.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA _Gustavo_Henrique_Wanderbist

    A dança é uma das atividades pouco trabalhadas em escolas, e como professores de educação física devemos implanta-lá em aulas. A dança do ventre auxilia no fortalecimento de músculos pouco trabalhados no dia a dia, tem uma característica de ritmo mais "calmo" para realiza-lá em aula e desperta o interesse por ser de um estilo diferente da cultura brasileira.
    Parabéns pelo tema escolhido.

    ResponderExcluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NA_Aline_Fernandes_do_Nascimento

    São muitos os benefícios da dança para o individuo, porém, percebe - se frequentemente a ausência no âmbito escolar, nós como futuros profissionais devemos estar atentos a essas questões.
    Sapatear é um exercício completo, equilibra corpo e mente, fortalece panturrilha, quadríceps e glúteos. Tanto braços como músculos abdominais são exigidos durante os saltos e giro.
    Muito interessante o tema escolhido, o vídeo é de fácil compreensão e como não é longo prende a atenção dos alunos. Assunto ótimo para ser trabalhado com adolescentes, como você citou.

    ResponderExcluir
  4. Como futuros professores devemos buscar sempre incorporar novos materiais e atividades no cotidiano dos nossos alunos, a forma como você e seu colega acima também mostrou esse interesse em trazer novidades para os alunos, é notável. Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  5. 1_EDFIS_LIC_NB_Ariane_Barbosa.
    Entendemos que em quanto professores devemos buscar o aprendizado de forma estimulante e prazerosa, o exemplo exposto nos mostra que através da dança podemos ensinar uma quantidade de músculos, sendo eles referente a cada movimento exercido através da dança.

    ResponderExcluir
  6. 1_EDFIS_LIC_NA_GABRIEL_IURASSEK
    A dança além de divertida , faz muito bem para o corpo humano ! Para mim deveria ser trabalhado dança nas aulas de Educação Física dentro das escolas , para que os alunos não ficassem apenas no futebol e vôlei .

    ResponderExcluir
  7. 1_EDFIS_LIC_NA_Karoline_Carvalho
    Como futuros professores devemos mostrar aos nossos alunos que a Educação Física vai muito além de futebol, basquete e vôlei, temos que mostrar a eles as diversas atividades que podem ser trabalhadas em aula e a dança é um exemplo, que vai além de apenas diverti-los, mas também causa benefícios em nossa saúde.

    ResponderExcluir