terça-feira, 20 de junho de 2017

TREMEMOS PARA NÃO MORRER DE FRIO!

 Você provavelmente já tremeu de frio alguma vez na vida! E você sabe porque isso acontece?


 Quando estamos com frio, o que mais queremos é nos aquecer e para isso nosso corpo treme, mesmo sem querermos.  Um corpo em um bom estado de saúde mede 37°C, quando chega a um local frio, o mesmo começa a perder calor para o ambiente. A partir disso o nosso cérebro manda descargas elétricas para os músculos localizados na raiz de cada pelo do corpo, esses músculos são chamados de horripiladores, são eles que vão causar o arrepio, a partir disto a defesa do nosso corpo é começar a tremer, essa tremedeira vai gerar contrações musculares involuntárias por todo o corpo levando o mesmo a gerar calor e assim normalizar a temperatura corporal ideal. Quando os pelos do corpo se levantam, eles ajudam a reter uma camada de ar existente na pele do ser humano, visto que o ar é um isolante térmico. Portanto nossos pelos são considerados um isolante térmico.
 Outra maneira que nosso corpo tem de se proteger do frio é o ato de "encolher-se". Acontece quando fechamos os braços, as mãos, encolhemos as pernas e curvamos o nosso corpo. Isto diminui a área do corpo que está sendo exposta ao frio, e quanto menor for essa área, menos calor o corpo perde para o ambiente e consequentemente menos frio o individuo irá sentir.
 De acordo com pesquisas realizadas por alguns cientistas, uma pessoa adulta nua consegue resistir tremendo, até uma hora, a temperatura de 0°C.
 Existem pessoas que sentem mais frio que outras. Isto é possível devido a quantidade de sensores de percepção cada um possui, alguns possuem mais do que outros e portanto vai sentir mais frio que os outros.

  • Curiosidade: O cobertor ao contrário do que pensamos, não esquenta nosso corpo, ele é apenas um isolante térmico, que não deixa a camada de ar frio chegar a nossa pele, portanto, não importa a quantidade de cobertores que você está usando, o resultado vai ser o mesmo, isolar o ar frio fazendo com que não chegue á pele do indivíduo. 

 APLICAÇÃO DIDÁTICA: Pode ser usado em sala de aula quando se fala sobre músculos e seus componentes, visto que são eles que mandam os sinais para o corpo de que algo está errado e deve ser corrigido. Este tipo de exemplo que acontece com a maioria das pessoas, faz com que o aluno fixe o conteúdo e compreenda como acontecem as coisas que são presentes no dia a dia do mesmo.

4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Aline_Fernandes_do_Nascimento

    Excelente escolha de tema, visto que é um assunto interessante, afinal, quem nunca tremeu de frio, como você citou. O texto é de fácil compreensão e prende a atenção do leitor até o final, muito bom para fixar o conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Aline! Sempre é legal trazer esses assuntos que fazem parte do nosso cotidiano para a sala de aula. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Nathália_Helena_Rogoski_Iank

    Muito interessante o tema,pois desperta interesse nos alunos pelo fato de vivenciarem isso no dia a dia,afinal,todo mundo ja teve "tremedeira" de frio, então usando este exemplo em sala de aula facilita a compreensão do tema estudado.Outro fato importante que gostei foi o da curiosidade, sempre é bom dar uma descontraída nas aulas e o correto é relacionar com o tema proposto, assim como você fez.Enfim, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Nathália! Além de trazer assuntos que vivenciamos no dia a dia (ainda mais sendo residentes do Sul do Brasil) é sempre bom levar este tema para trabalhar com os alunos, além de levar curiosidades, como você citou.
      O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir