Essa tremedeira é a consequência de um estímulo que nosso cérebro manda para nossos nervos fazendo com que nossos músculos do corpo se movimentem, contraindo e relaxando de maneira involuntária, quando os músculos se atritam eles transformam a energia mecânica em energia térmica, para que o corpo comece a se aquecer. Então quando trememos é uma maneira para que nosso corpo comece a se movimentar e produzir calor para se aquecer.
Por exemplo nosso queixo é a região que mais treme ao sentirmos frio, isso só ocorre porque nosso maxilar de certa forma fica ‘’solto’’ em nossa face sendo apenas preso pelo músculo masseter que é mais forte do nosso corpo. Sem nosso maxilar ter um apoio, fica mais difícil de controlar os movimentos.
Sentimos arrepios porque nossos pelos ajudam a reter uma camada de ar sobre a nossa pele, servindo de isolante térmico. As células do cérebro imitem descargas elétricas nos músculos que estão na raiz do pelo fazendo com que eles se arrepiem.
Tem pessoas que sentem mais frios que as outras, devido a quantidade de sensores de percepção de frio, quanto mais sensores, mais frio. Isso acontece também com os músculos, a desenvoltura dos músculos vai influenciar, quanto mais desenvolvidos os músculos, menos a sensação de frio, por isso os homens geralmente sentem menos frio que as mulheres.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: material para ser aplicado para os alunos de forma com que eles adquiram um conhecimento também extracurricular para passar informações necessárias a pessoas quando for preciso. Material de apoio para tirar algumas curiosidades sobre o assunto.
Disponível em: <https://momentofisioex.wordpress.com/tag/movimento-voluntario-e-involuntario/> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: <http://conhecimentocientifico.r7.com/ciencias/por-que-certos-sons-causam-arrepios/> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: <https://br.depositphotos.com/140129900/stock-illustration-man-shivering-cartoon-character-isolated.html> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: <http://www.tempoagora.com.br/bem-estar/saude-idosos-sentem-mais-os-efeitos-frio/> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: < http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=65443.0> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: < http://www.muitointeressante.com.br/pq/por-que-trememos-e-batemos-o-queixo-quando-estamos-com-frio> Acesso em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: < http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/11/por-que-trememos-quando-estamos-com-frio> Acesso em: 16 Jun. 2017.
1_EDFIS_LIC_NA_CHRISTIANA_NIENDICKER_RODRIGUES_DOS_SANTOS
ResponderExcluirTrabalho muito bem feito e o texto é de fácil entendimento.O material pode ser usado em uma aula sobre os músculos e como eles funcionam, também pode ser utilizado como uma curiosidade.As imagens são boas e despertam a atenção dos alunos.
Isso mesmo Christiana! É sempre bom buscar novas aplicações com os materiais que temos disponíveis! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_EDFIS_lIC_NB_CRISTIANE_RIBEIRO_DE_SOUZA
ResponderExcluirMaterial muito bom, de conceito claro e de fácil compreensão. Ideal para ser trabalhado no inverno, incentivando os alunos a praticarem esportes mesmo no frio.
Muito bem colocado Cristiane! É importante incentivar os alunos que atividades físicas devem ser feitas independente do clima! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir