sexta-feira, 2 de junho de 2017

OS DOIS "CAPACETES" QUE SALVARAM A VIDA DE FELIPE MASSA

O vídeo traz o acidente do piloto brasileiro de fórmula 1 Felipe Massa, durante o treino classificatório para o GP da Hungria, no dia 25 de julho de 2009. Foi constatado após análise das imagens que o que causou o acidente foi uma mola que se soltou do carro que estava à frente de Massa, carro do também brasileiro Rubens Barrichello. Essa mola se chocou contra o capacete de Felipe em um impacto de mais de 150Kg, deixando o brasileiro desacordado e fazendo ele sair da pista e bater na barreira de pneus. 
Mais uma vez o capacete salvou uma vida. Um dos equipamentos de segurança mais antigos criados pelo homem, o capacete conteve quase todo o impacto no acidente em questão, porém um segundo "capacete" também entrou em ação para proteção de Felipe Massa: o CRÂNIO. na imagem mostrada ao final do vídeo é possível perceber que há um corte na região superciliar do piloto, prova de que o crânio também sofreu impacto. 



APLICAÇÃO DIDÁTICA
Mostrar aos alunos primeiramente o cuidado que se deve ter para evitar traumas na região da cabeça, pois um impacto com considerável força pode causar desmaios e fraturas no crânio e em casos mais graves lesão no encéfalo. Por conta desse cuidado, o uso do capacete é obrigatório em atividades que ofereçam risco eminente de impacto na cabeça.
O segundo ponto a ser abordado e estudado em sala de aula é a estrutura do Crânio que tem como função principal a proteção do encéfalo, os ossos que fazem essa proteção são os ossos do crânio propriamente dito (funcionam como um ´´capacete``), são eles: Frontal, Occiptal, Esfenóide, Etmóide, Parietal e Temporal. Os chamados ossos da face dão sustentação aos músculos da região do rosto, esses ossos são: Mandíbula, Vômer, Hióde, Maxilar, Palatino, Zigomática, Concha nasal inferior, Lacrimal e Nasal.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rq2Px1Bq75Q&app=desktop>. Acesso em: 31 de maio de 2017.

4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NB_Mateus_Horst
    O crânio é uma estrutura de muita importância e que necessita de muito cuidado para que não sofra impactos com força considerável. A postagem aborda esses aspectos com uma linguagem técnica, mas apresenta uma explicação que possibilita a compreensão do material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Mateus! Nunca é demais frisar, em linguagem acessível, sobre como nosso corpo é complexo porém frágil, sendo assim passível de sofrer todo tipo de impacto que o afete negativamente. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Catharina_Schier
    Muito interessante abortar um tema de consciencialização, o uso do capacete, exemplificando o acidente de um ícone nacional. A reportagem ressalta os cuidados para com os ossos da caixa craniana.

    O material é de excelente uso em sala de aula para despertar a auto preservação dos alunos com relação à acidentes automobilísticos. Ótimo tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Catharina. Utilizar um fato/notícia que está mais a nosso alcance para exemplificar uma estrutura de nosso corpo não só permite a contextualização sobre o tema como também envolve temas atuais do noticiário, o que ajuda na assimilação do conteúdo. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir