A cefaleia tensional é geralmente uma dor difusa, de intensidade leve a moderada, que pode dar a sensação de um capacete apertando a cabeça.
Cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional.
A cefaleia tensional pode ser episódica (que acontece menos de 15 dias por mês) ou crônica (que acontece por mais de 15 dias por mês). As dores podem durar de 30 minutos à vários dias.
Esse tipo de dor de cabeça não é hereditária, em algumas pessoas as dores de cabeça de tensão são causadas pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo.
Quando se trata de crânio e de rosto, achamos que são apenas alguns ossos juntos, em vez disso existem muitos músculos fundamentais e usados frequentemente que permitem por exemplo o movimento dos olhos, da mandíbula e demonstrar emoções ou humor (exemplo enrugar a testa). Da mesma forma que você pode ter uma contratura na coxa, é possível encontrar as mesmas condições nos músculos da cabeça que, portanto, causam dores de cabeça.
Essa tensão muscular pode ser causada por:
- Repouso insuficiente;
- Má postura;
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Excesso de exercícios.
Geralmente as pessoas com cefaleia tensional não procuram atendimento médico o que pode ocasionar dores de cabeça por uso repetido de analgésicos. Outros tratamentos podem ajudar na cefaleia tensional como por exemplo acupuntura, alongamento ou massagens.
O vídeo mostra alguns alongamentos para aliviar as dores de cabeça de caráter tensional:
Aplicação didática:
Este material pode ser usado em uma aula sobre os músculos do crânio. Enfatizando sobre tensionamento e contraturas que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo.
Disponível em: <http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/dor-de-cabeca/cefaleia-tensional> Acesso em: 18 Jun. 2017.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cefaleia-tensional> Acesso em: 18 Jun. 2017.
Disponível em: <http://www.dordecabeca.com.br/categoria/dor-de-cabeca/cefaleia-tensional> Acesso em: 18 Jun. 2017.
Disponível em: <http://m.youtube.com/watch?v=fKXh401Lp04> Acesso em: 12 Jun. 2017.
(1_EDFIS_LIC_NB_MAYARA_APARECIDA_DO_NASCIMENTO).Conteúdo interessante para adquirir um conhecimento a mais sobre assuntos. Coisas que talvez sofremos no dia a dia porém não percebemos achando que apenas uma dor de cabeça comum e vamos deixando passar. Muito boa as dicas de relaxamento, e nos faz ter mais atenção às dores de cabeças frequentes e procurar algum especialista.
ResponderExcluirIsso aí Mayara!Devemos estar sempre atentos não só em relação aos alunos mas também com a nossa própria saúde, e como você citou, é comum deixarmos dores de cabeça de lado, o que pode prejudicar (e muito) a saúde! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir