quinta-feira, 22 de junho de 2017

QUAL A IMPORTÂNCIA DO GELO NAS LESÕES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO?

Sabemos que hoje em dia qualquer lesão, torção ou até mesmo uma batida no músculo a primeira coisa a se fazer é colocar uma bolsa com gelo (Crioterapia) para amenizar a situação, essa é uma ação muito usada principalmente nas lesões do músculo esquelético. Mas qual realmente a importância do gelo imediato na contusão? Tem como objetivo principal reduzir a dor, o espasmo muscular, o fluxo sanguíneo local e regional. Essa prática é muito antiga e servia para ''analgesia''. Mas também precisamos saber realizar esse processo adequadamente pois caso seja feito incorretamente pode acarretar consequências indesejáveis nesse tratamento. Exemplo: Jogador de futebol se machuca, imediatamente o preparador físico entra em campo e aplica um spray de gelo no local da contusão, isso serve para aliviar a dor momentânea e evitar que a lesão piore depois. Muitos atletas profissionais utilizam uma banheira de gelo após as atividades físicas, isso para poder relaxar, aliviar e recuperar a força dos músculos. Isso serve para qualquer músculo, mas também temos a termoterapia que é o contrário, é usado uma compressa quente no músculo atingido, aumentando a flexibilidade dos tecidos e diminuindo a rigidez das articulações.
COMO APLICAR O GELO:
- Em repouso;
- Aplicar em torno de toda a articulação afetada;
- Não aplicar diretamente na pele, deve-se usar uma proteção (como um pano);
- Não aplicar antes de dormir, a queimadura poderá ser grave caso pegar no sono;

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Com o tema músculos, pode ser aplicado no final da aula já que é apenas um processo de como saber quais as medidas a ser tomada quando o músculo é atingido e afetado, mostrando a importância do gelo para os alunos para aprenderem como devem agir em uma situação em que haja alguma contusão ou lesão.

6 comentários:

  1. 1_ED_FIS_LIC_NB_CAMILLA_BUIAR
    Matéria muito útil. Por experiência própia já torci o pé várias vezes e a solução para amenizar a dor foi colocar gelo. O assunto do texto está bem claro e bem desenvolvido e de fácil compreensão para os alunos. Gostei bastante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Camilla! Estes assuntos são mesmo importantes tanto de ser trabalhados com os alunos como para a nossa própria saúde, já que é muito comum termos essas lesões. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_ED_FIS_LIC_NB_GUILHERME_HEMETÉRIO
    Um ótimo tema para aplicar em sala de aula, uma vez que na Educação Física há a possibilidade de lesões e traumas musculares, poderia mostrar aos alunos a diferença entre o tratamento com gelo e a termoterapia e qual dos métodos utilizar em determinada situação.
    Excelente Trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Guilherme! É um ótimo tema mesmo para ser trabalhado, visto que é muito comum ter lesões, como você citou, e a melhor forma de tratá-las. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_ED_FIS_LIC_NB_ELIABE_MILDENBERG
    Tema excelente para ser aplicado em sala de aula, além de ter fácil entendimento é muito útil pois saberemos agir caso ocorra alguma lesão muscular e iniciar o tratamento com gelo e a termoterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Eliabe! É sempre bom sabermos a melhor forma de cuidar de lesões, visto também que elas são muito comuns no dia a dia. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir