quinta-feira, 22 de junho de 2017

MÚSCULOS AO EXTREMO: COMO OS ESTEROIDES AGEM NO TECIDO MUSCULAR (FISICULTURISMO)

Como funciona? E só tomar que já fica bombado?

Esteroide anabolizante nada mais e que TESTOSTERONA (hormônio masculino) produzido em laboratório. Faz com que o músculo de quem toma cresça aceleradamente.

O uso só e indicado quando receitado por médicos para pessoas que tem baixa produção de testosterona em seu corpo. Já quando usado ilegalmente seu objetivo e a rápida construção e crescimento dos músculos.
Um exemplo clássico a ser citado é o de quando uma pessoa vai ate uma academia para malhar e seu objetivo é ganhar massar muscular. Levantando mais peso do que está habituada fará com que seus músculos sofram pequenas lesões (micro lesionamentos). Isso o organismo naturalmente irá reconstruir, para evitar novos machucados, essa novas fibras reconstruídas são maiores e mais fortes tornado assim o músculo maior se o processo for realizado regularmente. Com o uso do esteroide, geralmente ingerido após o treino, a micro lesão sera reconstruída de forma muito mais rápida o esteroide entra na corrente sanguínea e vai parar no tecido muscular. Quando entra em contato com as células dos músculos, ele envia informações para o DNA, uma “mensagem” hormonal de que as fibras musculares precisam ser mais fortes, estimulando o crescimento. Chama-se todo esse processo de hipertrofia muscular.

O documentário do Discovery Channel Brasil relata a historia de Greg Valentino, um atleta de fisiculturismo que foi considerado o homem com o maior bíceps do mundo. Também mostra a influência da mídia sobre o corpo e trata sobre o vigorexia, um transtorno obsessivo compulsivo que leva as pessoas a buscarem cada vez mais a definição muscular.

APLICAÇÃO DIDÁTICA
Um tema importante e por muitos ainda desconhecido. Ideal para trabalhar com alunos de ensino médio, pois é nesta idade(entre 15 e 17 anos) que geralmente os meninos começam a se sentir obrigados a ter músculos grandes e fortes para que sua aparência seja a melhor possível. Outro assunto que pode ser trabalhado é a influência que a mídia tem sobre o corpo e a conscientização de que fazer atividade física é sim muito importante, mas nada em excesso e sem uso de drogas como ESTEROIDES ANABOLIZANTES.

VÍDEO:




Disponível em: <https://youtu.be/iL_Xh0MwqRw> Acesso em: 21 Jun. 2017.

4 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Hegon_Favoreto

    Relacionar a musculatura com esteroides é muito bom, pois como professores temos o dever de alertar e proteger nossos educandos. Em aula, não podemos deixar passar em branco este tema, além de falarmos sobre devemos fazer trabalhos e campanhas de conscientização. O vídeo também é de grande valia pois reforça o tema e é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Hegon! O papel dos professores é fundamental para alertar os alunos quanto aos riscos da utilização de esteroides. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. (1_EDFIS_LIC_NB_MAYARA_APARECIDA_DO_NASCIMENTO). Ótimo para adquirir conhecimento sobre anabolizantes e seus riscos ao corpo e a saúde e alertar principalmente aos jovens sobre esses perigos.Tema que deve ser tratado com mais importância já que é de alto risco a vida se usado sem prescrição médica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mayara! É realmente um tema de muita relevância e que deve ser trabalhado com os alunos (principalmente jovens como você citou) para conscientizá-los sobre os riscos de fazer o uso dessas substâncias. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir