Asma e bronquite são doenças diferentes, mas é comum ver pessoas usando esses termos como sinônimos, já que os principais sintomas das duas doenças são muito parecidos e as duas afetam os pulmões.
A asma é uma doença inflamatória que afeta os bronquíolos. O pulmão de quem é asmático é muito sensível e várias coisas como pólen, poeira, ácaros, ar frio, fumaça e outros podem servir como fatores para uma crise começar. Na crise, há uma reação inflamatória das vias pulmonares, com a inflamação os bronquíolos incham e se contraem, fazendo com que a passagem do ar se torne muito difícil. As crises são temporárias e podem acabar espontaneamente ou com auxílio de medicamentos, como as bombinhas. Os principais sintomas da asma são tosse seca, dificuldade para respirar e falta de ar.
Já a bronquite pode ser de dois tipos, a aguda e a crônica. A aguda é o processo inflamatório dos brônquios, provocada geralmente por infecções virais, como a gripe. A bronquite crônica é o processo inflamatório dos brônquios provocado por uma longa exposição a substâncias nocivas, como por exemplo, o cigarro. As crises de bronquite podem durar semanas e geralmente não desaparecem com o uso de alguns medicamentos, como os broncodilatadores, usados nas crises de asma. Os principais sintomas da bronquite são nariz pingando, cansaço, arrepios, irritação na garganta, dor nas costas e músculos, tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar.
Aplicação didática: esse material pode ser usado em uma aula sobre pulmões. As imagens são simples e complementam a explicação dada no texto. A tabela e o vídeo resumem o conteúdo de uma forma rápida e de simples entendimento. Esse tema também pode servir de curiosidade e pode ser usado em feiras de ciências. No final da aula dá para fazer um levantamento sobre quem tem asma e quem tem bronquite e pedir para esses alunos comentarem seus sintomas para depois comentar a diferença das duas doenças usando o exemplo deles.
Disponível em: <https://www.mdsaude.com/2014/02/bronquite-asma.html>. Acesso em: 07 out. 2017.
Disponível em: <http://saude.ig.com.br/minhasaude/qual-a-diferenca-entre-bronquite-e-asma/n1596936746885.html>. Acesso em: 07 out. 2017.
Disponível em: <https://i2.wp.com/www.uaucance.com.br/wp-content/uploads/2016/10/anatomia-da-asma.jpg?w=500>. Acesso em: 07 out. 2017.
Disponível em:< https://static.tuasaude.com/media/article/ru/ez/bronquite_17431_l.jpg>. Acesso em: 07 out. 2017.
Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=qRi1xWn_l4U>. Acesso em: 07 out. 2017.
Disponível em: <http://clinicavillavita.com.br/wp-content/uploads/tabela-diferen%C3%A7a-entre-asma-e-bronquite.jpg>. Acesso em: 07 out. 2017.
1_EDFIS_LIC_NA_BIANCA_DE_CASSIA_MELO_DE_BRITTO
ResponderExcluirOtima postagem. E sempre bom lembrar também que há maneiras para evitar as crises de asma. Como: Manter a casa sempre muito limpa, livre de qualquer sujeira ou poeira, retirando carpetes e tapetes que recobrem todo o chão. Travesseiros e forros especiais para colchões também ajudam a reduzir a exposição aos ácaros;
Praticar exercícios físicos regularmente;
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir