O QUE É TER UM “PIRIPAQUE”?
Ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio. Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, ou até mesmo, popularmente, o famoso piripaque, o qual pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Por isso, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema.
POR QUE ELE OCORRE?
O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas inesperadamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria. A presença de placas de gordura no sangue é chamada de aterosclerose(placa de colesterol). O paciente que possui placas de aterosclerose com algum grau de obstrução na luz de uma artéria tem a chamada DAC – doença arterial coronariana. Conforme a placa de gordura cresce, ela leva à obstrução cada vez maior da coronária, influenciando assim no infarto.
QUAIS SÃO OS SINAIS?
Sintomas clássicos:
- Dor no peito em aperto, que pode irradiar para o braço esquerdo, o pescoço, a mandíbula, o estômago e até as costas
- Náusea
- Vômito
- Suor frio
- Desmaio
Sintomas atípicos: mais frequentes no sexo feminino, além nos clássicos apresentados acima:
- Enjoos
- Falta de ar
- Cansaço inexplicável
- Desconforto no peito
- Arritmia
Não existe uma regra para a forma como os sinais do infarto dão as caras. Eles podem tanto se manifestar todos juntos, como surgir separadamente.
O fato de você sentir uma dor no peito, um enjoo ou um cansaço não significa, é claro, que se trata de umpiripaque no coração. De qualquer forma, é bom ficar atento.
COMO SE PREVENIR?
Além de tratar os fatores de risco – isto é, controlar a pressão, o diabetes e o colesterol, parar de fumar, perder peso. Praticar atividade físicas regularmente, procurar relaxar e adotar uma alimentação balanceada com muitas frutas, verduras e legumes e baixo consumo de itens ricos em sódio, nutriente que contribui para o aparecimento da hipertensão.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Ótimo para uma aula sobre o sistema circulatório e elevar a importância de levar uma vida saudável para a prevenção de várias doenças no sistema em questão, principalmente o infarto, ou como diz “nossas avós” um piripaque.
Disponível em: < http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infarto> Acesso em: 07 de out. 2017.
Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/infarto-em-mulheres-saiba-como-os-sintomas-sao-diferentes-dos-que-os-homens-apresentam/ > Acesso em: 07 de out. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vI2FVKMot8M> Acesso em: 07 de out. 2017.
Como diz no texto que não existe uma regra para os sinais do Infarto,sendo assim, devemos nos cuidar na alimentação e práticar exercícios regularmente.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirÉ de fundamental importância a prática de exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, como observamos no texto, pois previne varias doenças como o infarto do miocárdio, além de fundamental importância para que as pessoas estejam informadas e atentas aos sintomas característicos da doença e possam buscar ajuda à tempo.
ResponderExcluirEDFIS_LIC_NA_Gustavo_Wanderbist
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir