Ninguém gosta de ficar com o nariz congestionado (famoso nariz trancado), mas infelizmente na realidade é comum ficarmos com o nariz assim. Pequenos resfriados, gripes, rinite, sinusite, entre muitos outros fatores ocasionam o fato indesejado.
O nariz produz secreções que geralmente são eliminados sem percebermos. Porém quando estamos com algum problema os vasos sanguíneos se dilatam dificultando a passagem das secreções e ocasionando a maior congestão.
O descongestionante atua na contração dos vasos sanguíneos causando alivio passageiro, podendo levar o usuário ao vicio, pois aparentemente é inofensivo. Porém,quando o efeito do mesmo passa, os vasos sanguíneos voltam a se dilatar, e quanto maior for o uso do medicamento maior será a dilatação dos vasos.
Para compreendermos melhor a congestão nasal e a atuação do medicamento segue o vídeo a seguir:
Aplicação Didática: Todo mundo sofre ou já sofreu com a congestão nasal, e nós como Educadores Físicos temos a função de ensinar nossos alunos a melhor maneira possível de educar o corpo humano. Portanto é importante que desde cedo nossos alunos saibam como usar o descongestionante e os cuidados que devem ter com o mesmo. Em sala de aula o assunto pode ser tratado como curiosidade do corpo humanos e alerta aos educandos.
Disponível em: <https://youtu.be/tO1qnQXSYhE>. Acesso em: 24 out. 2017.
Disponível em: <https://pt.healthline.com/health/congestao-nasal#MedicalTreatment4>. Acesso em: 24 out. 2017.
1_EDFIS_LIC_NB_NATHALIA_H._R._IANK Achei muito interessante o tema,pois eu mesma faço uso constante de descongestionante nasal, e agora lendo o conteúdo e vendo o vídeo me identifiquei, pois ocorre exatamente o que o Dr. Drauzio cita em sua explicação. Dessa forma, me encontro mais informada e capacitada para ajudar meus alunos se for preciso.
ResponderExcluir1_EDFIS_NA_MAGDIEL_VALLE_DA_MOTTA
ResponderExcluirTodos sabemos que nariz trancado traz uma sensação ruim, dificuldades para respirar e as até voz sai mais falhada; Eu particularmente sempre recorri atrás desses congestionantes para que pudesse ter um alívio imediato. Foi uma postagem muito oportuna, pois muitos de nós desconhecia desses efeitos colaterais que o remédio tem. Nós como futuros professores de Educação Física, temos o dever de passar essas informações para os alunos.
Particularmente eu não irei mais usar esse tipo de medicamento, tentarei achar outras maneiras de "destrancar" o nariz.
Postagem muito bem elaborada e muito válida para os dias de hoje.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir