A reação que um espirro causa ao nosso corpo é tão violenta que certamente você já sentiu seu coração "Pular" uma batida cardíaca, como se tivesse parado momentaneamente. Será um mito ou verdade?
O espirro começa com uma sensação de coceira ou irritação nas terminações do nosso nariz que enviam sinais para o cérebro que existe algo estranho nas mucosas e que precisa-se livrar do mesmo.
Segundo o site Megacurioso, "primeiro inspiramos profundamente, fazendo com que a musculatura peitoral fique enrijecida, aumenta a pressão nos pulmões, fechamos os olhos, pressionamos a língua no céu da boca e .. Atchim! Isso causa uma variação do fluxo sanguíneo que altera o ritmo cardíaco, ocorrendo um pequeno atraso entre um batimento e outro. O batimento seguinte é mais forte do que o normal, por isso ele é mais perceptível que os outros."
Portanto esse fato de que o coração para de bater quando espirramos é MENTIRA! O que acontece é apenas uma variação do batimento cardíaco, causando essa impressão.
APLICAÇÃO DIDÁTICA O espirro é uma coisa comum no nosso dia a dia. Dentro da sala de aula, o professor pode usar o espirro como um exemplo de fácil compreensão para os alunos, visto que, é um ato comum e que aconteceu com todos, também pode ser usado quando se fala dos batimentos cardíacos, visto que ocorre uma alteração nos mesmos quando se espirra. Exemplos usados que acontecem no dia a dia do aluno, geralmente são guardados na memória do aluno.
REFERÊNCIAS:
Disponível em: <https://www.megacurioso.com.
Disponível em: <http://coisasdocoracao-ap.
(1_EDFIS_LIC_NA_Karoline_Carvalho) excelente publicação, pois nós como futuros educadores, temos que usar exemplos do cotidiano para facilitar a compreensão do aluno no assunto que está sendo trabalhado em aula.
ResponderExcluir