sábado, 28 de outubro de 2017

COMO RESPIRAR CORRETAMENTE DURANTE UM EXERCÍCIO DE ABDOMINAL



Está cansado de fazer exercícios abdominais e não surtir tanto efeito? Será que está respirando de forma adequada?

A respiração está diretamente interligada a eficiência durante uma execução de exercício de abdominal.

A maneira certa é expirar na fase concêntrica do exercido e inspirar na fase excêntrica, pelo devido fato de naturalmente durante o exercício já acontecer uma maior pressão visceral, ao inspirar o ar o diafragma desce para baixo causando um aumento da pressão Inter abdominal, o que dificulta ainda mais o retorno do sangue pela veia cava que começar a bloquear o retorno do sangue causando um desconforto. Ao executar o exercício expirando na fase concêntrica o diafragma relaxa se aproximando da região peitoral aumentando a área abdominal e consequentemente diminuindo a pressão visceral permitindo uma melhor execução do exercício.

Trabalho do diafragma:




Aplicação didática:
Ensinar os alunos durante uma aula de sistema respiratório o que acontece quando o ar entra e sai do corpo, e como o diafragma trabalha, assim sabendo como acontece o processo de inspiração e expiração

REFERÊNCIAS:

3 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NB_FELIPE_CESAR_RIBEIRO) A respiração é um momento importante durante um exercício físico, no âmbito ecolar, o professor de Educação Física deve tentar ajudar os seus alunos com práticas que favoreçam e que estimulem uma respiração correta de forma que ajude a todos incentivando a prática correta das atividades.

    ResponderExcluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_DANIEL_SCHLÜTER
    Respirar é essencial para nos mantermos vivos, entender que ao realizar exercícios físicos como abdominais é preciso respirar corretamente é fundamental ao aluno, e é algo que vai ajuda-lo durante o seu período de desenvolvimento, onde ainda não tem muita noção sobre seu próprio corpo e ainda não consegue conciliar uma atividade física a maneira correta de respirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir