Antes de entender o que é a endometriose, precisamos entender o que é o endométrio. O endométrio é um tecido que fica dentro do útero e todo o mês fica mais espesso para receber o possível óvulo fecundado, quando a gravidez não ocorre, esse endométrio descama e sai do corpo através da menstruação.
Na endometriose, um pouco desse sangue sai do útero e acaba se enraizando nos ovários ou na cavidade abdominal. A endometriose afeta mulheres a partir da primeira menstruação até a última. Geralmente a paciente é diagnosticada com endometriose por volta dos 30 anos de idade.
Sintomas: a endometriose pode ser assintomática, mas quando eles aparecem, merecem destaque: cólicas menstruais, que aumentam de intensidade (por causa da evolução da doença); dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade em engravidar.
Diagnóstico: não existe um exame específico para identificar a endometriose, seu diagnóstico é feito a partir da combinação de vários exames, o primeiro deles é o exame clínico ginecológico, se alguma alteração for detectada, outros exames como ultrassom vaginal podem ser solicitados pelo médico. A confirmação da doença só pode ser feita através de uma biópsia de amostras colhidas das lesões.
Tratamentos: podem ser feitos dois tipos de tratamentos, o cirúrgico, em que há a retirada do útero e o tratamento com medicamentos, que tem como objetivo diminuir a dor e os outros sintomas.
Prevenção: como ainda não há um consenso médico sobre as causas que levam ao desenvolvimento da endometriose, é difícil falar sobre como prevenir a doença. O melhor que as pacientes podem fazer para evitar essa e várias outras doenças é consultar o ginecologista regularmente e ficarem atentas aos sintomas.
Aplicação didática: o material pode ser usado em uma aula sobre o sistema genital feminino , preferencialmente do ensino médio, como uma curiosidade e como uma maneira de mostrar principalmente as meninas a como identificar os sintomas da doença. O material é simples, rápido e o vídeo e a imagem o complementam. O vídeo em particular é muito interessante para uma aula sobre o sistema genital feminino, pois além de mostrar com funciona a endometriose, mostra o sistema em si e como ocorre a fecundação e a menstruação.
Disponível em: <http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/endometriose/#sintomas>. Acesso em: 11 nov. 2017.
Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose/>. Acesso em: 11 nov. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U05A6K6Mz10>. Acesso em: 11 nov. 2017.
Disponível em: <http://www.vidafertil.com.br/wp-content/uploads/2017/03/endo-300x208.jpg>. Acesso em: 11 nov. 2017.
1_EDFIS_LIC_NB_GUILHERME_HEMETÉRIO
ResponderExcluirO assunto mostra a importância das mulheres consultarem um Ginecologista de maneira regular para a realização de exames e as medidas corretas a serem tomadas em caso de uma anormalidade. Parabéns pela escolha do tema!
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir