terça-feira, 14 de novembro de 2017

“MINHA BARRIGA ESTÁ RONCANDO”, SAIBA O QUE PODE SER.

“MINHA BARRIGA ESTÁ RONCANDO”. SAIBA O QUE PODE SER.
  Ruídos intestinais ou do estômago podem ser uma parte normal da digestão. Seu cérebro envia um sinal para o seu intestino que provoca a liberação de fluidos digestivos enquanto uma série de contrações musculares chamadas de peristaltismo começam. Estes barulhos permitem que você saiba quando é hora de comer.
CAUSAS DOS BARULHOS
  Muitas condições podem causar dores intestinais leves a moderadas. Gastroenterite, por exemplo, é uma inflamação viral do estômago e intestinos que pode levar à dor abdominal, diarreia, náuseas e vômitos. Seus sintomas podem durar dois dias ou mais. Requisitos dietéticos incluem líquidos para evitar a desidratação.
Indigestão, com sintomas como o ronco do estômago, dor abdominal, inchaço e queima em seu estômago, pode ser o resultado de comer muitos alimentos ricos em gordura, consumo de álcool, estresse e fadiga. Uma dieta com baixo teor de gordura da dieta e mudanças no estilo de vida podem aliviar muitos dos seus sintomas.
Prisão de ventre, que é a dificuldade para os movimentos do intestino ou fezes excepcionalmente duras, podem causar sintomas de dor abdominal e vômitos. Ingestão insuficiente de fibras, água, estresse, imobilidade e exercício inadequado contribuem para a constipação. A abundância de fibra na dieta e líquidos é essencial para ajudar a prevenir a constipação.

DIETA PARA EVITAR OS “RONCOS” DESAGRADÁVEIS DA BARRIGA
  A intolerância à lactose, com sintomas tais como dores abdominais, diarreia e gases, é causada por uma falta da enzima lactase, que é necessário para digerir a lactose. A intolerância à lactose é gerida através de mudanças na dieta, que incluem produtos lácteos sem lactose e suplementos com a enzima lactase.
Outras condições que requerem restrições dietéticas incluem a doença do refluxo gastroesofágico, que exige comer refeições menores e limitar alimentos gordurosos; a Doença de Crohn, na qual comidas leves podem fornecer menos desconforto; e alergias alimentares.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: É bem interessante aplicar esse conteúdo em uma aula onde já esteja havendo a explicação do sistema digestório. E explicar também para os alunos que os tais ruídos muitas vezes são normais, mas explicar também que não custa ficar com um olho aberto e outro fechado.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EfD9EmanejEAcesso em: 07 de out. 2017.
Disponível em: <https://www.saudemelhor.com/barulhos-barriga-como-evitar/Acesso em: 07 de out. 2017.

2 comentários:

  1. Nos últimos anos grande parte da população brasileira desenvolveu o problema relacionado a intolerância a lactose e é muito comum ver produtos sem lactose nas prateleiras dos mercados. Muitas pessoas podem sofrer desse tipo de problema e nem se quer sabem da situação. Assim, devemos orientar as pessoas a procurarem a ajuda de um profissional capacitado.
    Parabéns pela escolha do tema,.

    EDFIS_LIC_NA_Gustavo_Wanderbist

    ResponderExcluir