terça-feira, 14 de novembro de 2017

O QUE SÃO PEDRAS NOS RINS?

São massas semelhantes a pedrinhas que podem se formar em qualquer local do sistema urinário, normalmente são expelidas através da urina sem nenhum problema, mas quando ficam presas nos canais da urina podem gerar dores intensas.
Os sintomas de pedra nos rins podem ser:


  • ·         Dor muito intensa no fundo das costas;
  • ·         Queimação ao urinar;
  • ·         Urina escura ou com sangue;
  • ·         Náuseas e vômitos;
  • ·         Febre e calafrios;
  • ·         incapacidade de urinar




O tratamento é feito geralmente com ingestão de líquidos e remédios indicados por um médico, seguidos de analgésicos e repouso, ou em casos mais graves podendo ser necessário uma cirurgia para a remoção dos cálculos (outro nome para as pedras).
O site Tua Saúde classificou as causas da origem das pedras nos rins em quatro grupos principais, são eles:
  •  Cálculo renal de cálcio: de origem hereditária e deve ser tratado com uma alimentação com baixo teor de sódio e de proteínas, e recomenda-se tomar diuréticos. O tratamento pode ser feito através da diminuição do consumo de alimentos ricos em oxalato e em gorduras, toma de um suplemento de cálcio para facilitar a fixação do oxalato no intestino.
  • Cálculo renal de ácido úrico: pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas que geram aumento do ácido úrico na corrente sanguínea. Neste caso o tratamento pode ser feito com a toma de alopurinol e com uma dieta com baixo teor de purina.
  • Cálculo renal de cistina: de origem hereditária, pode ser tratado com quantidades macicas de líquidos, álcalis e D-penicilamina, quando necessário.
  • Cálculo renal de estruvita: pode ser causado devido a uma complicação de uma infecção no sistema urinário. Seu tratamento pode ser feito através da toma de antibióticos e cirurgia para retirada dos cálculos, pois tendem a ser grandes.

 No vídeo abaixo, de uma forma bem explicativa, pode-se entender melhor como se formam os cálculos renais:


Aplicação Didática: Este material pode ser utilizado em aulas sobre o sistema gênito urinário masculino, ou mesmo em aulas apenas sobre o sistema reprodutor masculino

REFERÊNCIAS:
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/pedra-nos-rins/>. Acesso em: 06 Nov 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tb1RwLeDj3c>. Acesso em: 06 Nov 2017.

8 comentários:

  1. Hoje em dia é muito comum a ingestão de muito sódio na alimentação e o pouco consumo de água durante a rotina. Ao conhecer um pouco sobre determinados assuntos, podemos orientar as pessoas em relação a algumas dores relatadas e orienta-las a procurar ajuda capacitada para tratar o quanto antes da situação. Parabéns pela escolha do tema.

    EDFIS_LIC_NA_Gustavo_Wanderbist

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Mayara_Aparecida_do_Nascimento
    Bom assunto para alertar sobre os riscos das pedras nos rins e as várias formas que podem ''aparecer''. Alertando também sobre a ingestão de muito sódio, que além de causar hipertensão,pode ocasionar as pedras nos rins. Ajuda a descobrir sobre os sintomas, já que é algo que muitas pessoas podem ter e muitas vezes não dão importância, só procuram um especialista quando passam a sentir as dores muito fortes. Ótimo material para aplicar para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NB_GUSTAVO_SOUZA_DAL_COL

    Belo assunto, é muito comum pessoas sofrerem esse problema ao longo da vida, o que as pessoas não sabem é que pode ser evitado de maneira simples, mantendo hábitos alimentares saudáveis, sem alta ingestão de sódio e buscar hidratar-se regularmente durante o dia. Pode servir como uma forma de conscientização aos alunos. Parabéns pela escolha do tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NA_MAGDIEL_VALLE_DA_MOTTA.
    Esse é um dos temas mais comentados nos dias de hoje, pois existem muitas causas eminentes de pedras nos rins. É um problema muito sério que deve ter cuidado em tratar, evitar de comer alimentos muito salgados e tomar muita água durante o dia, sendo a água um fator preponderante para evitar as pedras nos rins. Postagem muita bem elaborada, de fácil entendimento e domínio do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir