quinta-feira, 22 de junho de 2017

ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO O MÚSCULO DOS GOLS DE CABEÇA

O nome gigante de 22 letras desse músculo localizado na região do pescoço deve-se ao fato dele ter sua origem no osso esterno e na parte interna da clavícula, e sua inserção no processo mastoide do osso temporal. Como pode ser observado na imagem a seguir:


A relação desse músculo com o jogo de futebol, mais especificamente no movimento da cabeçada realizado pelos jogadores é consequência dos movimentos que o esternocleidomastoideo realiza, os movimentos são girar a cabeça para o lado, e movimentar a cabeça para frente e para baixo. Na imagem abaixo pode se observar essas movimentações da cabeça.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Ensinar o porque do longo nome esternocleidomastoideo, e relacioná-lo com a prática do futebol.

6 comentários:

  1. 1_ED_FIS_LIC_NB_GUILHERME_HEMETÉRIO
    Um exemplo muito interessante para mostrar aos alunos quando se for trabalhado sobre o músculo esternocleidomastoideo. Podendo fazer esse gancho com quais os movimentos realizados pelo mesmo ao ser contraído e quando realiza a extensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Guilherme! É sempre bom levar aplicações e/ou curiosidades aos alunos em sala de aula. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NB_Mateus_Horst
    Uma boa maneira de ensinar na prática quais movimentos que os músculos produzem é associando a esportes conhecidos e praticados pelos alunos. Nesse caso uma excelente forma de se trabalhar sobre o esternocleidomastoideo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mateus! Quando se relaciona o conteúdo com práticas comuns ao cotidiano dos alunos a facilidade em aprendê-los é muito maior! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_ED_FIS_LIC_NB_GUSTAVO_SKIBA_DOS_SANTOS
    Trabalhar com exemplos sempre facilita o entendimento de assuntos que parecem ser de dificultoso compreendimento,utilizando um esporte tão tradicional pode-se obter um resultado interessante ao ser aplicado em sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gustavo! Práticas de esportes comuns ao cotidiano dos alunos ajudam muito na compreensão do conteúdo. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir