A osteoporose é uma doença aparentemente assintomática, que pode ser causada por fatores nutricionais, metabólicos ou patológicos.
Os fatores de risco nas crianças são principalmente: a baixa ingestão de cálcio, histórico familiar de osteoporose, doenças crônicas e o uso prolongado de corticoides.
A osteoporose é diagnosticada por meio da densitometria óssea, podendo ser primária ou secundária. Os principais exemplos de osteoporose primária são: a osteogênese imperfeita, e a osteoporose juvenil idiopática.
As principais medidas para seu tratamento são: ingestão de leite e derivados, exposição ao sol e prática de atividades físicas regulares.
Aplicação didática:
O material servirá para incentivar à pratica de atividades físicas regulares aliada a uma alimentação saudável.
Este vídeo explica de maneira simples o que é osteoporose:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IoPTGePUuAk> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://www.spsp.org.br/2008/0 1/25/osteoporose_na_infancia/> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://desenvolvimento-infantil.blog.br/osteoporose-infantil-fique-de-olho> Acesso em: 31 Mai. 2017.
1_EDFIS_LIC_NA_BIANCA_DE_CASSIA_MELO_DE_BRITTO
ResponderExcluirAchei muito bem organizado e interessante seu material.
Apesar de que quando pensamos em osteoporose, já nos vem na cabeça pessoas idosas, mas crianças também tem esse "probleminha". A prática de exercícios físicos desde a infância e a ingestão de quatro copos de leite por dia são hábitos que figuram no topo do ranking de recomendações de especialistas para pacientes que temem desenvolver osteoporose.
Temos que deixar as crianças saírem jogar bola na rua, correr. Está certo que o vídeo game é bom, mas ar livres é bom para todos, para crianças, para a saúde, e ainda sim é uma das coisas que previne a osteoporose.
Muito bem comentado, Bianca! Realmente a prática de exercícios é muito importante no fortalecimento dos ossos. Vale lembrar que a ingestão de leite de vaca vêm sendo estudada e recentemente alguns pesquisadores descartam como uma possibilidade de ingestão de cálcio, mas sempre é bom considerar todas as hipóteses e pesquisar mais a fundo. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_MAYARA_APARECIDA_DO_NASCIMENTO
ResponderExcluirMuito bom material utilizado,bem exemplificado, vídeo curto e que toma nossa atenção, simplificou e facilitou muito o entendimento sobre a osteoporose, ajudando a conscientização sobre esse assunto tão importante mas tão pouco tratado e também mostrando algumas formas de nos previnir deste mal. Como por exemplo a ingestão de leite que é fonte de cálcio para nossos ossos,e tomar sol durante um curto período que é fonte de vitamina D facilitando a absorção de cálcio para os ossos.
Isso aí Mayara! Como citei anteriormente, é importante ficar atento na questão de ingestão de leite de vaca! Estudos recentes divergem quanto ao fato do leite ser uma boa fonte de cálcio, para isso, é sempre bom pesquisar mais a fundo, mas claro que devemos sim considerar todas as hipóteses já que os estudos ainda não são tão aprofundados. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_edfis_lic_nb_tiago_calixto
ResponderExcluirExcelente material postado pois todos nós sabemos o tão importante é a prática de atividades físicas independentemente da idade e da atividade fisica elaborada se é ligada a um esporte.
Esporte é vida!!!
Isso aí Tiago! a importância do esporte sempre deve ser lembrada e compartilhada. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_DEGIORGIO_SOUZA
ResponderExcluirOsteoporose é uma doença que achamos que só se vê em idosos. Com essa publicação podemos ver que todos estamos sujeitos à esta doença e que nossos hábitos podem ser decisivos para se desenvolver ou não a doença.
Bem lembrado, Degiorgio! A osteoporose pode acometer qualquer pessoa mesmo e é sempre bom estar atento quanto a este fato! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir