Ligamentos são tecidos conjuntivos que conectam os ossos através das articulações. Um exemplo é os nossos joelhos que possuem quatro ligamentos mais importantes responsáveis pela estabilidade do mesmo, sendo dois os ligamentos colaterais; o ligamento colateral medial que se encontra na parte de dentro ou medial do joelho é o ligamento colateral, lateral situado do lado oposto. Esses ligamentos são muito importantes para a estabilidade de nossos joelhos.
Outros dois ligamentos se cruzam no interior do joelho, eles são chamados de ligamentos cruzados, um deles se chama ligamento cruzado anterior (LCA), o outro recebe o nome de ligamento cruzado posterior (LCP). O ligamento cruzado anterior previne que a tíbia se desloque exageradamente para frente, já o ligamento cruzado posterior não deixa que a tíbia se desloque exageradamente para trás.
Diferente dos ligamentos, os tendões, são cordas fibrosas resistentes que conectam músculo ao osso, encontramos tendões em diferentes partes do nosso corpo, alguns conseguimos visualizar facilmente como os tendões do tornozelo. Os tendões permitem que nossos músculos se contraiam e suportem tensões de lesão de distensão. Um exemplo de tendão é o tendão de Aquiles, que é o tendão do calcâneo, esse tendão é muito importante para nosso corpo, um exemplo é que se ele estiver mal posicionado ele pode gerar dores nos membros inferiores entre outros malefícios.
Aplicação didática:
Pode ser trabalhada quando estivermos explicando as diferenças entre um ligamento e um tendão, mostrar a importância e a função que cada um tem em nosso corpo através de imagens.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_EDFIS_LIC_NA_MAGDIEL_MOTTA, TURMA A,NOTURNO, DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
ResponderExcluirDiferenciou muito bem um do outro e mostrou as eventuais importâncias que os ligamentos e tendões tem para a sustentação e locomoção de nosso corpo. Trabalho muito bem elaborado e de fácil compreensão.
Isso aí, Magdiel! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_Gustavo_Skiba_dos_Santos
ResponderExcluirConteúdo muito importante para se trabalhar na sala, já que até a mídia esportiva profissional comete erros ao noticiar que algum jogador sofreu uma lesão na área.
Trabalho que facilita o entendimento disso.
Bem lembrado, Gustavo! Realmente vários erros são cometidos até pelos meios que veiculam as informações. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir