sexta-feira, 2 de junho de 2017

COMO SABER SE SOFREU UMA FRATURA OU LUXAÇÃO? COMO O OSSO SE RECUPERA DA LESÃO?

E de repente você esta em pleno final de semana no seu momento de lazer praticando atividades físicas com sua família quando alguém cai e machuca um osso, como saber se teve uma fratura ou uma luxação??
A fratura nada mais é que a quebra do osso que pode ser considerada fechada sem a danificação da pele, e aberta quando a pele se danifica e o osso pode ficar exposto ou não. Identificação é feita pela observação de inchaço, sangramento incapacidade se mexer o membro, melhor maneira de tratar imediatamente é isolar o membro de qualquer movimentação e não usa nada que aperte o lugar fraturado pois pode interromper a circulação e acionar o SAMU, ou levar o individuo fraturado para uma unidade de saúde.


Luxação se diferencia da fratura pois não quebra o osso e sim acontece quando a extremidade do osso se desloca. Nesse caso o inchaço acontece imediatamente sem a possibilidade de movimentação. Melhor forma de tratamento imediato é colocar gelo envolvido em um saco plástico no lugar da luxação para diminuição do inchaço. 
As dores acontecem por envolver em volta do osso uma camada de tecidos nervosos que quando o osso quebra rompe essa camada e é por isso que geralmente com a imobilização com gesso a dor para imediatamente, porque esse tecido fica sem qualquer movimentação evitando a dor. Os osteoclastos são células responsáveis por remover pedacinhos de ossos quebrados e tecidos mortos, depois de algumas semanas entraram a ação da célula angioblastos responsável pela formação de células sanguíneas que darão origem para novos vasos sanguíneos dentro do osso que começam a reconstituir o osso quebrado causando também a regeneração da medula óssea que fica dentro do osso ocasionando a produção de novas células. A reconstituição do osso se da por duas membranas o periósteo que envolve por completo o osso e o endósteo uma camada mais fina que reveste o osso internamente que dão a origem dos osteoblastos que darão origem ao tecido ósseo que com o passar de semanas reconstituirá o osso fraturado. 

APLICAÇÃO DIDÁTICA

Tema abordado referente ao estudo das células do osso, qual sua formação e origem, aplicado em sala de aula com o estudo da osteologia. 

8 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_BIANCA_DE_CASSIA_MELO_DE_BRITTO

    Esse com certeza é um ótimo material.
    Posso acrescentar também que os lugares mais comuns para que ocorram luxações são: tornozelos, cotovelos, ombros, quadril e dedos, especialmente durante na prática de esportes de contato, como futebol ou handebol e basquetebol. Com esse conteúdo dava para fazer um planejamento de aula sobre os vários tipos de complicações nos ossos como as luxações e faturas descritas na postagem acima. Seria uma introdução também para falar de osteologia em geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem citado, Bianca! Há mesmo vários lugares em que podem ocorrer luxações e várias práticas que podem causá-las! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1_EDFIS_LIC_NB_Larisson_José

    Ótimo material. Mas além de trabalhar focando as estruturas osseas, poderia também se aplicar em uma aula de articulações, as luxações sitadas no material, são, na maioria das veses em regiões de articulaçoes, (diferente das fraturas, que costumam ocorrer em qualquer locas dos ossos)portando pode ser analizado como a articulação reage a essas luxações, melhorando ainda mais o entendimento da diferença entre fraturas e luxações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Larisson! O tema pode ser trabalhado em várias situações, e até como curiosidade de forma geral, mas do seu ponto de vista é preferível que seja trabalhado luxação em uma aula que envolva articulações e fraturas em uma aula que envolvam ossos devido ao nível de correlação de ambos. Muito bem colocado! O Blog Anatomia em Foco Agradece sua contribuição.

      Excluir
  5. 1_EDFIS_LIC_NA_Karoline_Carvalho
    Ótimo tema a ser abordado em sala, pois diversos alunos podem acabar se machucando e não sabendo o que realmente machucou e o que devem fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Karoline! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir