Sabemos que para que para realizar uma boa atividade física primeiramente é preciso ter disposição, logo após um bom preparo físico é fundamental e para isso temos 650 músculos a nossa disposição, sendo eles voluntários ou involuntários.
Mas já no momento de realizar uma corrida ou até mesmo uma caminhada, quais seriam os músculos usados? Os principais utilizados envolvem os membros inferiores, que seriam neste caso o glúteo máximo, quadríceps que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida, a parte da musculatura posterior da coxa e panturrilha também são fundamentais. Não esquecendo também dos membros superiores, como bíceps e deltoides os quais da mesma forma são importantes.
Muitas pessoas não valorizam o movimento dos braços, acham que eles não influenciam no desempenho da caminhada, porém, como já observemos eles são de suma relevância, assim como a movimentação das pernas. O ideal é braços e pernas em perfeita sincronia, assim como na imagem:
Observamos que inúmeras pessoas após a prática desta atividade física reclamam de dores nos joelhos e em algumas articulações, isso se dá por conta da fraqueza dos grupos musculares como, por exemplo, nos glúteos e panturrilhas, que resulta nas dores. Para que não hajam essa dores, é preciso fazer um fortalecimento dos grupos musculares, o ideal é dar ênfase aos flexores plantares, glúteos e panturrilha, para isto os equipamentos de academia como leg press e cadeira extensora são mais recomendados.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: como o ato de fazer caminhadas ou corridas é muito comum entre os jovens, este material será muito bem utilizado nas aulas de músculos de membros inferiores e superiores, pois desperta o interesse dos alunos no aprendizado.
Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/09/quais-os-musculos-mais-usados-na-hora-de-correr-ortopedista-mostra.html> Acesso em: 11 Jun. 2017.
Disponível em: <http://anatomiaufpb.blogspot.com.br/2013/11/quantos-musculos-existem-no-corpo-humano.html> Acesso em: 11 Jun. 2017.
1_EDFIS_LIC_NB _Robson_Popoatzki
ResponderExcluirMuito bom seu material, outro fator importante a ser explicado em nossas futuras aulas é a relação neuromuscular, falar sobre este assunto ajuda muito na realização das atividades ( Ex. corrida) pois quando ele sabe quais músculos ele irá utilizar e onde eles estão localizados fica mais fácil e seguro os movimentos.
Bem lembrado Robson! A parte neuromuscular também é muito importante na realização do movimento, e ter conhecimento sobre ela facilita a aprendizagem ainda mais quando se relaciona ambos os conteúdos. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_ALEXANDRE_LICHTENBERG
ResponderExcluirUm ótimo tema a ser abordado, principalmente para nós, futuros profissionais da área. Esse tema também mostra a importância de manter os músculos saudáveis, pois assim teremos um rendimento muito maior em atividades físicas e uma saúde muito melhor.
Isso aí Alexandre! Os músculos também precisam estar saudáveis para realizar atividades físicas, e como papel do professor é fundamental ter tais conhecimentos! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_GUSTAVO_PABIS
ResponderExcluirO trabalho é muito interessante pois podemos ficar ciente dos músculos que trabalham durante uma caminhada assim podemos prepara-los com alongamentos para fazer uma boa caminhada e não acarretar nenhuma lesão
Isso aí Gustavo! Devemos ter conhecimento de como praticar atividades físicas de forma saudável, lembrando sempre da importância dos alongamentos antes de qualquer atividade, como você citou. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_GUSTAVO_SKIBA_DOS_SANTOS
ResponderExcluirConteúdo super importante para se trabalhar em aula, podendo-se ser utilizado para estimular jovens a correrem de forma correta, já que absorvendo o conteúdo, seria mais fácil a identificação de algum movimento incorreto na prática do aluno pelo mesmo.
Isso aí Gustavo! É muito importante repassar aos alunos os cuidados necessários antes de realizar qualquer atividade física, ajudando também a identificar erros comuns ao realizar tais atividades. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir