As articulações são responsáveis pelos nossos movimentos, ela estabelece conexões entre nossos ossos, com camadas absorvendo os impactos e atritos sobre eles. Elas estão classificadas em fibrosas (movimentos limitados), sinoviais (ligeiramente móveis) e cartilagíneas (também com pouco movimento).
Em função delas produzirem nossos movimentos, em alguma das vezes corremos riscos de causar lesões nessas articulações ou até mesmo a geração de doenças devido ao peso excessivo usado de forma errada naquele local e também o desgaste das cartilagens.
Isto tudo pode acarretar em lesões ou inflamações destas articulações que podem ser:
Luxações: quando um sai do seu lugar devido a um movimento violento, deixando fora da sua posição normal, mais comum no ombro.
Distensão: uma lesão que acarreta no estreitamento ou até mesmo no rompimento dos ligamentos prejudicando a estabilidade das articulações.
Entorse: quando se tem um alongamento abusivo das articulações (fibras) causando lesões.
São denominadas de artrites todas as doenças inflamatórias das articulações:
Osteoartrite: é causado pela degeneração das cartilagens, aumentando o liquido no interior dos tecidos cartilaginosos causando alterações nos ossos.
Artrite gotosa: ocorre devido a produção demasiada do ácido do úrico em nosso organismo, sendo depositado nas cartilagens, causando até mesmo a destruição das articulações.
Artrite reumatoide: é uma infecção que não atinge somente as articulações, mas ela atinge uma deformação tão grande que leva a pessoa a uma incapacidade física total.
Bursite: é a inflamação nas bolsas sinoviais, causando inchaço, ocasionadas por pancadas nessas regiões.
Joanete: é uma saliência que se forma na base do dedão do pé e deixa a região avermelhada e dolorida.
Hérnia de disco: ocorre mais frequentemente na região lombar quando um disco intervertebral sai do seu lugar ‘’espremendo’’ as terminações nervosas que possui naquele local.
Todas essas lesões ou doenças apresentam dores quase sempre insuportáveis, junto com febres, perca de peso, inchaço, delimitações de alguns movimentos entre outros. E seus tratamentos variam do grau em que se encontram, podendo ser desde o controle da alimentação, pratica de atividades físicas, ingestão de cálcios e vitaminas, repouso ou até mesmo cirurgias. Quanto mais rápido diagnosticado o problema mais rápido e fácil o tratamento.
Este assunto pode ser tratado em sala de aula com vídeos e imagens para melhor compreensão dos alunos na intenção de alerta-los sobre lesões as lesões e doenças causadas nas articulações, afim de que eles adquiram um conhecimento básico do assunto para que caso apresentem alguma dessas enfermidades ou lesões ou então se deparem com algum indivíduo que está passando por alguma delas, saiba reconhecer e rapidamente ajudar a encaminhar a um especialista para o tratamento adequado para o fato, não permitindo que aconteça, danificações ainda mais graves nas regiões afetadas.
Disponível em: <<http://artrite-osteartrite-artrose.blogspot.com.br/p/artrose-artrite-osteartrite-reumatismo.html> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-de-still> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://connectedtothesubject.blogspot.com.br/2011/01/articulacoes-e-lesoes-comuns.html> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: </www.fisioterapiaparatodos.com/p/inflamacao-das-articulacoes/luxacao-ombro/> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-sao-as-doencas-que-mais-afetam-as-articulacoes.html> Acesso em: 29 Mai. 2017.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(1_EDFIS_LIC_NB_CRISTIANE_RIBEIRO_DE_SOUZA)
ResponderExcluirO material elaborado é de fácil compreensão e não deixou de explicar as diferenças nas articulações. no entanto acho que deveria ter acrescentado uma imagem referente a hérnia de disco.
Bem colocado, Cristiane! Para ajudar o colega no enriquecimento do material, comente abaixo um link que contenha a modificação citada. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir