sexta-feira, 2 de junho de 2017

O QUE É LOMBALGIA? O FAMOSO "MAU JEITO"


No vídeo o Ortopedista explica que alguns fatores podem propiciar o problema. São eles: obesidade, sedentarismo, trauma, repetição dos mesmo exercícios e etc.Uma diferença importante a ser notada é lombalgia crônica e aguda. A aguda surge repentinamente e com dores fortes, já a crônica é mais demorada e tende a piorar com o passar dos anos. Todos estes fatores influenciam na causa mais importante de dores na coluna lombar: a postura.

Postura
Com relação a postura da coluna é necessário possuir mais atenção principalmente em repouso nas horas vagas ou durante exercícios físicos para não prejudicá-la.


APLICAÇÃO DIDÁTICA
É um assunto interessante para se aplicar ao Ensino fundamental e ao Ensino médio, pois adolescentes  de 12 anos já carregam mochilas com peso que não é favorável a sua coluna, muita das vezes por falta de informação, quando mais velho o aluno pode estar com algum problema grave na coluna que poderia ter sido evitado desde o inicio. Discutir o tem em sala de aula e conscientizar os alunos é uma forma de ajudar a prevenir esse tipo de problema e passar o conhecimento necessário.


Disponível em: <https://youtu.be/K_4SNnSJxsU> Acesso em: 30 Mai. 2017.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1_EDFIS_LIC_NB_Igor_Fernando_Carneiro

      Muito interessante o assunto para saber oque é a lombalgia e as diferenças entre a aguda e a crônica, super pertinente para conscientizar os alunos da faixa etária citada, pois muitas pessoas sofrem com esse problema que pode ser evitado já no início. Excelente tema!

      Excluir
    2. Bem colocado, Fernando! É mesmo um ótimo tema para ser trabalhado na conscientização dos alunos e até mesmo como prevenção dessa condição que acomete mais pessoas do que se imagina. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_EDFIS_LIC_NA_Catharina_Schier
    Excelente aplicação didática.
    Interessante tema para se trabalhar educando e reeducando crianças e adultos. Um bom assunto para se debater em sala de aula para analise dos pesos das mochilas das crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Catharina! O peso das mochilas que alguns alunos carregam realmente é um ótimo tema para ser trabalhado e discutido em sala. O Blog Anatomia em Foco Agradece sua contribuição.

      Excluir