sábado, 24 de junho de 2017

ENTENDENDO O QUE É TENDINITE?

  Primeiramente temos que aprender o que é um tendão, tendão é uma estrutura fibrosa que une um músculo ao osso.
  A tendinite é uma inflamação nessa estrutura que faz essa junção, que pode ser causada por movimentos repetitivos por tempo prolongado, por realizar atividade física sem fazer alongamento antes ou após, atividade física em excesso.
  Ela pode acontecer em todo o corpo, mais as regiões mais comuns são os ombros, tornozelo, cotovelo, punho e joelho.
  No caso de sobre carga, a estrutura que geralmente mais sofre é o tendão, a tendinite pode estar relacionada a algumas outras causas como: postura inadequada, a idade da pessoa por conta da circulação que fica deficiente, e doenças autoimunes, as células de defesa começam atacar os tendões por reconhecerem eles como inimigos.
  Cada tipo de tendinite tem um remédio especifico para seu tratamento apenas um médico pode receitar, uma forma para prevenir que a dor volte é o fortalecimento muscular, alongamento dos músculos envolvidos, correção da postura, melhorar seus hábitos perante trabalho realizar pausas e fazer alongamentos.


Aplicação Didatica: Aplicar para melhor entendimento da importância de uma postura correta, importância do aquecimento antes e após atividade física.

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tendinite> Acesso em: 23 Jun. 2017.

LESÃO MUSCULAR POSTERIOR DA COXA: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.

Essa lesão é comum em jogadores de futebol ou basquete.

PRINCIPAIS Causas: A lesão ocorre normalmente durante chutes,onde o quadríceps se contraí, ocasionando uma sobrecarga muscular,nesse momento os músculos não resistem à força do quadríceps e se rompem.
Também é uma das causas,o mau condicionamento,pois estando fracos,os músculos estarão propensos a romper-se.

SINTOMAS
 Ocorre dor súbita na região lesionada, inchaço e fraqueza que pode persistir ao decorrer de semanas.

TRATAMENTO
 O tratamento na maioria das lesões é simples,sem procedimento cirúrgico,apenas repouso,gelo e compresão.

PREVENÇÃO

 Para previnir essas lesões as prevenções são basicamente manter uma boa hidratação, nutrição, alongamento e treinamentos supervisionados por um profissional da área de educação física.



Aplicação didática: Pode ser utilizado na aula quando estiver sendo abordado sobre os músculos diretamente relacionados à lesões musculares

Disponível em  http://adrianoleonardi.com.br/a-lesao-muscular-posterior-da-coxa/
Acesso em: 23 jun. 2017 às 23:04

Acesso em: 23 jun. 2017 às 23:25

SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL

Essa doença é caracterizada por uma dor crônica, devido pontos gatilhos, e a fortes contrações da fáscia muscular.
Ataca músculos, tecidos conectivos e fáscias principalmente da região cervical, cintura, escápula e lombar.
É uma das causas mais comuns de dor músculo-esquelético, consiste em uma disfunção neuro muscular.
Pode ser originada em um único músculo ou pode incluir vários outros.
Existe diversas causas de detectar essa doença:
-Anemia;
-Infecções e inflamações;
-Distenção cônica;
-Deficiênca de vitámina C;
-Extresse emocional e vários outros.
O diagnóstico é essencialmente clínico.

 O tratamento  aponta minimizar a dor, gerada pelo ponto gatilho. agregada a terapia física, exercícios físicos e medicamentos. Em alguns casos não é possivel eliminar por inteira a sensação dolorosa.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Podemos utilizar esse tema para a prevenção e precaução, pois essa síndrome geralmente ocorre pelo estresse excessivo sobre os músculos, movimentos repetitivos, e pode estar associada a doenças comuns como a diabete. Como a maioria dos jovens praticam algum esporte, podemos mostra-los que essa síndrome é mais comumente observada em atletas. Ideal para trabalhar com ensino médio.
Disponível em:
<www.infoescola.com > Acesso 22 de junho.
<www.pt.wikipedia.org> Acesso 22 de junho.

VASTO MEDIAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O JOELHO

Muito mais do que apenas produzir movimentos, alguns músculos tem uma importante função estabilizadora, fazem com que os tendões e ligamentos sejam mais ou menos solicitados, um exemplo é o vasto medial, que é um importante auxiliar da articulação do joelho. 


O quadríceps possui quatro cabeças: Vasto medial;  Vasto lateral; Vasto intermédio; Reto femural. O quadríceps é um dos responsáveis pela estabilização da patela. Todos os músculos envolvidos auxiliam na manutenção da estabilidade da patela, mas somente o vasto medial é que “puxa” a patela . Assim sendo, desequilíbrios musculares nele podem vir a causar lesões em longo prazo.

Aplicação didática : Nas atividades físicas devemos ensinar os alunos a importância de um bom alongamento e fortalecimentos desses músculos para não ocorrer desequilibrio no corpo e acarretando lesões por fortalecimento de alguns músculos e esquecendo de outros. 


VOCÊ SABIA QUE O ÚNICO MÚSCULO QUE NUNCA SE CANSA É O CORAÇÃO?

Primeiramente vamos entender mais sobre o coração. 
O que forma a camada muscular do coração é o músculo estriado, chamado de miocárdio. 
Aqui encontramos três tipos de músculos cardíacos: 
Músculo atrial: tem a contração muito parecida com as fibras musculares esqueléticas, porem um pouco mais lenta. 
Músculo ventricular: tem a função igual ao músculo atrial. 
Fibras musculares excitatórias e condutoras: por serem formadas por poucas fibras contráteis, elas se contraem fracamente. Porém sua velocidade de condução variam bastante, gerando um sistema excitatório para o coração. 
O coração de um ser humano médio, é capaz de  bater de 60 a 100 vezes por minuto. Tudo isso incluindo atividades físicas, durante o sono, entre outras que praticamos no dia a dia. 

Aplicação didática: Fazer  os alunos entenderem  quão importante é nosso coração, e mostrar maneiras de como cuidar da saúde deste. Trazendo para sala de aula alguns cuidados simples mas muito eficaz, por exemplo: 
Diminuir o sal, em excesso causa o aumento da pressão arterial. 
As atividades físicas exercitam muito o coração, além de fazer o sangue passar  nas artérias e vasos sanguíneos com mais fluidez. 
Mostrar aos educandos que o colesterol é um dos principais fatores de riscos para o coração, diminuir frituras e ingerir  frutas e alimentos saudades ajuda a controlar este grande perigo.   

Disponível em: <http://www.infoescola.com/histologia/musculo-cardiaco/> Acesso em: 23 Jun. 2017.

UM DOS CULPADOS DE SUAS CARETAS E SORRISOS


Um dos músculos responsáveis por auxiliar sorrisos, caretas e até auxiliam a sustentar o famoso "queixo duplo" ou "papada" é denominado platisma.
A atuação do músculo platisma gera pequena quantidade de enrugamento na região do pescoço. Esse músculo tem a formato de uma folha e cobre boa parte do pescoço, já que é um músculo superficial, inclusive cobre o importante músculo esternocleidomastoideo.


Segundo o site Aula de Anatomia: "O platisma tem a inserção superior na face inferior da mandíbula, inferior na fáscia que recobre as partes superiores dos músculos peitoral maior e deltoide, sendo sua ação tracionar o lábio inferior e ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca, além de puxar a pele sobre a clavícula na direção da mandíbula".


E o platisma ajuda a formas as expressões faciais por causa de ter inervação feita através do ramo cervical do nervo facial, que é um dos principais ramos do nervo que fica a saída do músculo estilomastóideo.


Se você sofre da temida ‘papada’ ou queixo duplo, poderá conferir algumas dicas para disfarçar e eliminar algo que incomoda muitas pessoas:https://www.tuasaude.com/tratamentos-para-eliminar-o-queixo-duplo

Aplicação didática: pode ser comentado ao trabalhar o assunto músculos com os alunos, já que o platisma é um dos principais músculos que realizam as expressões faciais e pode ser comentada devida sua importância.

Disponível em: < http://saude-info.info/musculo-platisma.html> Acesso em: 23 Jun. 2017.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

VOCÊ SABE IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS TIPOS DE MÚSCULO?


Em nosso corpo humano, possuímos diversos músculos, mas será que sabemos identificar- lós?
De maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo, são eles:

·         Músculo não estriado (músculo liso): possuem uma contração involuntária e lenta, fazendo com que os movimentos ocorrem independentemente da nossa vontade. Esses músculos são responsáveis pelos movimentos dos órgãos, como por exemplo, o esôfago, o estomago, o intestino, as veias e a artérias. Além disso, também são responsáveis pelo nosso arrepio (que é uma ereção dos pelos na pele). 

·         Músculo estriado esquelético: esses músculos possuem contrações voluntarias e vigorosas, como por exemplo, os músculos das pernas, mãos e pés. Eles são fixados ao osso geralmente por meio de cordões fibrosos, mais conhecidos como tendões.


·        Músculo estriado cardíaco: possui uma contração involuntária e vigorosa. É o músculo do miocárdio (músculo do coração), que promove os batimentos cardíacos. 

Aplicação didática: material que pode ser usado logo após a introdução dos músculos, quando estiver ensinando os tipos de músculos, explicando os tipos e dando exemplos onde eles são encontrados.

Disponível em: <http://www.i-natacion.com/articulos/fisiologia/musculos.html>. Acesso em: 22 jun. 2017.
Disponível em: <http://slideplayer.com.br/slide/8488196/>. Acesso em: 22 jun. 2017.

ENTENDA AS LESÕES DOS MÚSCULOS ISQUITIBIAIS QUE SÃO FREQUENTES.

Essas lesões não são exclusivas de atletas profissionais, são comum em todos praticantes de esporte. Em contra partida, praticantes que utilizam do arranque como o corredor Usain Bolt e o atacante Hulk, que serão exemplos nesse texto, possuem mais risco de terem lesões envolvendo esses músculos, portanto, deve realizar prevenções e cuidados constantes com os mesmos, como: aquecimento, alongamento e repousos orientados por um profissional.
   Nos treinos para a Copa de 2014 o atleta Hulk sentiu forte dores na parte posterior da coxa e foi encaminhado para uma ressonância que não diagnosticou nenhum tipo de lesão.
   Já com o corredor jamaicano Bolt, um estiramento de primeiro grau quase o deixou de fora das olimpíadas do Rio 2016. A lesão ocorreu em uma seletiva para a prova de 100m. Apesar da lesão o atleta se recuperou bem, realizou a prova e saiu vitorioso.

   Lesões musculares como essas respondem melhor a um tratamento de repouso do que o cirúrgico. 

Aplicação didática: O tema pode ser abordado como uma curiosidade de fácil associação para os alunos para uma melhor memorização e aprendizagem do conteúdo com uma visão direcionada a pratica. O tema também pode ser utilizado para prevenção e cuidado já que ressalta que não é comum apenas com atletas profissionais e evidencia a importância de precauções


MÚSCULOS E A ARTE DE DANÇAR

O ato de dançar vai além do ritmo e coordenação,pois a dança trabalha também a musculatura corporal.  Como exemplo podemos analisar a dança do Ventre, que por sua vez trabalha a flexibilidade da coluna lombar e a resistência da musculatura abdominal. Os movimentos da dança do ventre trabalham os músculos e articulações suavemente.

 Outro exemplo de dança que trabalha os músculos é o Sapateado que com seus giros e saltos trabalha a musculatura inferior e superior. O vídeo a seguir ilustra como funciona na prática a relação da dança do ventre e dos músculos: (1min22seg./3min30seg.)


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Em uma aula de dança com o ensino médio podemos mostrar aos alunos que a musculatura é muito utilizada ,isso faz com que o interesse dos alunos pela aula aumente,pois na idade de 15/17 anos é a fase com que os alunos se preocupam com músculos. Se a aula fosse para crianças mais novas poderíamos por meio de aula teórica  passar o vídeo,pois é curto e de boa compreensão, dessa forma também explicar os benefícios que a dança tráz aos músculos.

Disponivel em:<https://www.youtube.com/watch?v=4y_T1QBfKb8&feature=youtu.be>.Acesso em 23 de jun. de 2017.

O QUE FAZER PARA RELAXAR OS MÚSCULOS?

Existem técnicas e dicas preciosas que auxiliam muito no relaxamento muscular. Quando estamos com dor ou sentindo tensão vale ressaltar as dicas caseiras a seguir:
 
*Realizar alongamentos;
*Fazer compressa com água morna;
*Tomar chás;

Quando a dor muscular é intensa e as dicas caseiras não resolvem é necessário que haja a busca de um profissional especializado na área.Este profissional realizará o tratamento muscular adequado, utilizando massagens, acupuntura, etc. O vídeo a seguir explica como a massagem e massoterapia funcionam no relaxamento muscular:


APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Independente da faixa etária todo ser humano sente dor muscular, desta forma, é sempre importante que o aluno desde cedo conheça maneiras corretas de aliviar o desconforto dos músculos. Em sala de aula o professor dará as primeiras orientações ao educando, que quando trabalhada de forma clara e correta terá grande valia na vida de todos. O tema também pode ser abordado em uma aula especifica de músculos. 

Disponível em: <https://youtu.be/d8iXagyqL8c> Acesso em: 23 Jun. 2017.
Disponível em: <http://pt.wikihow.com/Relaxar-os-M%C3%BAsculos> Acesso em: 23 Jun. 2017.

QUAL O MÚSCULO MAIS FRACO DO CORPO HUMANO?

Ao analisarmos os músculos associamos o tamanho do mesmo a força que ele possui. Em contra partida, o tamanho nem sempre tem relação com a força que ele exerce,pois no corpo humano o masseter localizado na região da boca é considerado o músculos mais forte, e ele não é um músculo grande.
O músculo mais fraco do corpo humano é o da pálpebra superior, ele também é considerado um dos menores.Sabemos que quanto mais exercitado o músculo for mais forte ele fica, como não trabalhamos muito as pálpebras elas não se fortificam.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Em aula, quando o tema de musculatura for abordado podemos utilizar como curiosidade aos alunos o tema mencionado no texto acima. 

PARALISIA FACIAL


Pode acontecer gradualmente durante anos ou repentinamente, normalmente, quando é uma perda de movimentos gradual, é devido a um tumor na cabeça ou pescoço, suas prováveis causas podem vir a ser por problemas de nervos, que evoluem aos poucos, normalmente acontece apenas de um lado do rosto, os músculos faciais tendem a ficar fracos e flácidos. Já por causa repentina pode vir a ser recorrentes por diversos fatores algumas delas podem ser:
  Paralisia de Bell, que é o tipo mais comum de paralisia facial
  Infecção ou inflamação no nervo facial
  Trauma na cabeça
  Infarto
  Problemas de ouvido
  Hipertensão
  Diabetes
  Doença de Lyme, uma doença bacteriana transmitida por carrapatos
  Doenças autoimunes como a esclerose múltipla e a síndrome de Guilain-Barré
  Síndrome de Ramsay-Hunt, que é uma infecção viral no nervo facial


Em bebês recém-nascidos podem apresentar paralisia facial temporária devido a algumas síndromes congênitas, como exemplo a síndrome de Moebius, e a de Melkersson-Rosenthal. Em 90% dos casos o problema se resolve com tratamento.


Contribuem para o surgimento de paralisia facial doenças crônicas, autoimunes, ou infecções virais no rosto. Além disso mulheres grávidas ou que recém estiveram em trabalho de parto são mais suscetíveis a desenvolver esta doença. O mesmo acontece com pessoas que já tiveram paralisia em outra parte do corpo.

Seus principais sintomas estão relacionadas com:

Dores de cabeça
Dor na face
Prejuízo estético
Dores de ouvido, zumbidos em um ou ambos os ouvidos e sensitividade aos sons
Dificuldade para falar e comer
Inabilidade de mostrar emoções
Salivação excessiva
Espasmos musculares
Lacrimejamento
Secura na boca e olhos
Dificuldade para fechar os olhos (o que demanda mais cuidados, as vezes com tapa-olhos e/ou colírios, para prevenir danos a longo prazo).

Quando surgem os primeiros sintomas repentinamente o correto é procurar um serviço de atendimento de emergência, para que o caso seja avaliado e se realizem os primeiros procedimentos para início do tratamento.

Ao notar uma paralisia gradual nos músculos faciais o médico deve ser informado o quanto antes.

Quanto mais cedo iniciar um tratamento, maiores são suas chances de uma recuperação completa ou com menos sequelas.

Os exames que o profissional pode pedir para diagnóstico da paralisia facial são:
Eletromiografia, que checa como estão os músculos e os nervos que os controlam
Exames de imagem
Exames de sangue que ajudem a localizar a causa da paralisia.

Com relação a paralisia facial dependem do motivo que originou esse sintoma. Contudo, em linhas gerais, quanto antes for diagnosticado e tratado o problema, menores são as chances que o paciente tenha sequelas mais graves.


Aplicação didática:
 Seria uma aula com intuito de informar os alunos de uma doença pouco conhecida levando informações sobre o trauma causado quando muitos médicos prescrevem que a doença não tem cura se a doença estiver em estagio avançado, coisa que hoje em dia com fisioterapias e alguns exercícios localizados podem recuperar de forma total ou parcial.
Também criaria um tipo de alerta aos alunos pois muitos sintomas desta doença são praticamente silenciosas, e podem estar ligadas diretamente a outras patologias que podem ter um risco a saúde do aluno.
Poderia agregar a aula alguns exemplos de pessoas ´´famosas`` que tiveram este tipo de doença, passaram por tratamento com cura praticamente total deste trauma, Ex.: Ayrton Senna, Sylvester Stallone.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/paralisia-facial/> Acesso em: 15 Jun. 2017.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/paralisia-facial> Acesso em: 15 Jun. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9NVI6MIrIQU> Acesso em: 15 Jun. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mKyi6MRteRU> Acesso em: 15 Jun. 2017.